Não é só Thiago Braz que está fora da Olimpíada de Paris. O rival do brasileiro, Renaud Lavillenie, de 37 anos, perdeu neste domingo (30/6) sua última chance de se classificar para o torneio deste ano.
Isso porque o francês não alcançou por três vezes o índice de 5,72m em campeonato realizado em Angers, no oeste da França.
Em 2016, Lavillenie disputou com Thiago Braz o ouro nos Jogos do Rio. Titular da medalha e estrela do atletismo à época, o francês perdeu o título para o brasileiro, que alcançou a marca de 6,03m, e reclamou das vaias que recebeu da torcida brasileira.
O francês chegou a comparar as manifestações com as vaias dirigidas ao atleta afro-americano Jesse Owens durante a Olimpíada de Berlim, em 1936, realizada na Alemanha nazista.
Lavillenie ficou afastado das competições por meses. Em setembro de 2023, o atleta sofreu uma lesão na coxa esquerda e precisou se submeter a uma cirurgia.
Braz também não irá para Paris. O brasileiro não alcançou nesse sábado (29/6) o índice necessário para participar do torneio. O brasileiro também estava afastado das pistas fazia tempo, em razão de um doping.