Ex-técnicos do Cruzeiro, Mozart e Pepa viveram um domingo (24/11) de glória. Eles foram os responsáveis por conduzir, respectivamente, Mirassol e Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.
O acesso nesta última rodada da Série B coroa um trabalho de longo prazo de Mozart no interior paulista. Ele foi anunciado como comandante do Mirassol em 4 de maio de 2023 e está no clube desde então.
Ao todo, são 83 partidas sob o comando do técnico. No período, o time venceu 37, empatou 24 e perdeu 22 – um aproveitamento de 54,21% dos pontos disputados.
Nesta Série B, o Mirassol de Mozart foi vice-campeão, atrás apenas do Santos. A campanha de 67 pontos teve 19 vitórias, dez empates e nove derrotas.
O acesso foi assegurado com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense neste domingo, no Maião, em Mirassol, pela última rodada. O time do interior paulista vai disputar a Primeira Divisão pela primeira vez justamente no ano em que completará 100 anos de história.
Pepa, por sua vez, tem um trabalho bem mais curto à frente do Sport. O português em 3 de setembro deste ano – portanto, há menos de três meses.
E o técnico de 43 anos não precisou de muito tempo para implementar o estilo de jogo e recolocar o Sport nos trilhos. Em 16 partidas, foram nove vitórias, quatro empates e três derrotas – aproveitamento de 64,5%.
Neste domingo, o time pernambucano venceu o campeão Santos por 2 a 1, na Ilha do Retiro, no Recife, e se garantiu na elite. O Leão encerra a Série B em terceiro lugar, com 66 pontos e uma campanha com 19 vitórias, nove empates e dez derrotas.
Mozart e Pepa no Cruzeiro
Mozart e Pepa dirigiram o Cruzeiro em momentos bem diferentes. O brasileiro chegou ao clube antes de Ronaldo assumir a SAF e ficou por um breve período em 2021, ainda na Série B.
O técnico de 45 anos ficou na Raposa entre o início de junho e o fim de julho. No período, não conseguiu tirar o time da parte de baixo da classificação, pediu demissão e deu lugar a Vanderlei Luxemburgo.
O atual comandante do Mirassol chegou ao Cruzeiro em 10 de junho para substituir Felipe Conceição após a eliminação celeste para a Juazeirense na terceira fase da Copa do Brasil daquela temporada.
A passagem terminou já em 30 de julho, quando Mozart pediu demissão com um retrospecto de duas vitórias, sete empates e quatro derrotas em 12 partidas, um aproveitamento de apenas 33,3% dos pontos disputados.
Pepa, por sua vez, foi anunciado como treinador do Cruzeiro em 20 de março de 2023, para substituir o uruguaio Paulo Pezzolano. O português foi o responsável por conduzir o time no retorno à Primeira Divisão após três temporadas na B.
O técnico teve bons momentos na Raposa, mas sofreu com uma sequência de maus resultados e acabou demitido pela gestão Ronaldo em 29 de agosto daquele ano.
Foram 25 partidas à frente do Cruzeiro, com sete vitórias, oito empates e dez derrotas – aproveitamento de 38,6%. Para o lugar dele, o clube contratou Zé Ricardo.
A notícia Dois ex-técnicos do Cruzeiro sobem à Série A do Brasileiro foi publicada primeiro no No Ataque por João Vítor Marques