A Polícia Civil prendeu, nessa quinta-feira (21 de novembro), dois homens de 29 e 57 anos no centro de Belo Horizonte. O homem mais velho é chinês. Eles foram flagrados com produtos com selo falso da Anatel. A Polícia Civil cumpria mandado de busca e apreensão em um comércio na avenida Santos Dumont quando flagrou os suspeitos.
As investigações feitas pela 2ª Delegacia Especializada em Investigação de Fraudes, do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof), iniciaram com a apuração do comércio ilegal de medicamentos de uso controlado. Com a suspeita de que o estabelecimento vendia os remédios irregulares e outros produtos, a PC pediu mandado de busca e apreensão à Justiça, o que foi deferido.
No local, os policiais encontraram diversas cartelas de selos falsos da Anatel utilizados para ludibriar os clientes, que acreditavam que os produtos eram homologados para o uso no país. Também foram encontradas mercadorias expostas à venda com a utilização do selo falso e diversos eletrônicos fabricados na China disponíveis para venda sem o selo da Anatel. Conforme a Polícia Civil, os produtos entraram ilegalmente no Brasil, receptados pelos investigados para a comercialização.
Além das cartelas de selos falsos, os policiais apreenderam o celular de uso dos investigados, fones de ouvido e caixas de som bluetooth sem selo de homologação da Anatel, fones de ouvido com selo de homologação divergente do modelo e fabricante, e carregadores de celular com selos falsos da Anatel.
A dupla foi presa por receptação, falsificação de selo ou sinal público, e comercialização de produtos com uso de propaganda enganosa.