O Atlético terá pela frente um cenário muito parecido com o que embalou o time em 2023. Após uma longa sequência de jogos sem vencer, o alvinegro enfrentará o São Paulo neste sábado (23/11), às 21h30, no Morumbis, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na temporada passada, o Galo venceu o Tricolor Paulista depois de 10 partidas sem vitórias, também no Morumbis, mas pela 18ª rodada da Série A. A vitória foi o ponto de partida para o time seguir rumo ao G4.
Os principais nomes daquele jogo foram o goleiro Matheus Mendes, com belas defesas, e o atacante Hulk, que marcou um golaço de falta logo aos quatro minutos do primeiro tempo. Pavón, de pênalti, fechou o placar em 2 a 0 para os visitantes.
Após o fim do jejum, o Atlético emplacou 13 vitórias, três empates e três derrotas na competição. Os resultados deixaram a equipe na terceira posição e com chances de título até o último jogo.
Cenário parecido?
Desta vez, o Atlético não vence há oito jogos, sequência um pouco menor do que a do ano passado. A última vitória da equipe foi diante do River Plate-ARG, por 3 a 0, no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores, na Arena MRV.
Desde então foram cinco derrotas e três empates. O último deles pode até ser considerado positivo. Com time reserva e um a menos desde o fim do primeiro tempo, o Galo segurou a pressão do líder Botafogo no Independência, na quarta-feira.
O São Paulo, no entanto, vive momento oposto ao daquele período em 2023. O Tricolor Paulista encarou o Galo após cinco jogos sem vencer na oportunidade e agora chega embalado para o reencontro.
A equipe vem de três vitórias e dois empates. Além disso, está em sexto lugar no Brasileiro, com 58 pontos – 15 a mais do que o Atlético, 11º colocado.
São Paulo x Atlético: chance de ‘vingança’
Outro ponto que cerca a partida é a possibilidade de o São Paulo ter uma ‘vingança’ diante do Atlético. Isso porque o Tricolor Paulista foi eliminado pelo Galo nas quartas de final da Copa do Brasil, após derrota por 1 a 0 no Morumbi e empate por 0 a 0 na Arena MRV.
Essa será a primeira vez em que os times se enfrentarão após os confrontos no torneio eliminatório. Com objetivos distintos, o time paulista quer se garantir de vez na próxima Libertadores, enquanto o alvinegro busca afastar qualquer possibilidade de rebaixamento.