Em entrevista recente ao “Brasil Mineral”, o CEO da mineradora, Augusto Lopes, sinalizou pontos importantes do futuro do Complexo Baratinha, na região do Vale do Aço.
“O Complexo Baratinha contempla 20 direitos minerários, e a Mina de Baratinha é apenas um deles. O complexo soma mais de 100 milhões de toneladas de recursos de minério de ferro, o que dá a perfeita dimensão do potencial da exploração destes ativos. Baratinha, eu gosto sempre de dizer para os nossos colaboradores, é um grande motivo de orgulho da Bemisa, resultado de muitos anos de trabalho e persistência de uma equipe bem treinada e com foco no resultado.
A planta de concentração de Baratinha tem capacidade para produzir anualmente 2,5 milhões de toneladas de sínter feed com qualidade premium e não utiliza barragens para depósito de rejeitos. A operação é certificada pelas normas internacionais de qualidade, gestão ambiental e segurança (ISO 9001, 14001 e 45001), e tem rigorosos padrões de governança, com mais de 3.500 dias sem acidentes com afastamento.
Ainda dentro do nosso complexo, temos o projeto Mongais, que está em implantação e tem a previsão de início de produção no primeiro trimestre de 2024. Com a operação deste projeto, será acrescentada uma capacidade de produção de 1 milhão de toneladas ao Complexo Baratinha.
Nesse contexto, a Bemisa conta com dois terminais ferroviários a menos de 40 quilômetros do complexo, trazendo competitividade e reforçando nosso valor de responsabilidade socioambiental, reduzindo a necessidade do modal rodoviário no escoamento da nossa produção atual e demanda futura.
Além do complexo, temos mais duas áreas de minério de ferro em desenvolvimento e que serão implantadas nos próximos anos. Destaco o Projeto Pedra Branca, no município de João Monlevade, em fase de licenciamento ambiental e o outro, resultado de uma parceria assinada no ano de 2023, conhecido como projeto Piçarrão, no munícipio de Nova Era e Antônio Dias.
Essa perspectiva reforça o nosso comprometimento em aumentar nossa produção de minério de ferro, trazendo nossos valores para uma mineração mais segura, moderna e sustentável aos nossos projetos em Minas Gerais”.