PINGO D’ÁGUA – Moradores da cidade de Pingo D’água (MG), na região Leste de Minas Gerais, está expressando insatisfação em relação à qualidade do asfalto recentemente aplicado na avenida principal, entrada da cidade. A obra realizada com o dinheiro do governo federal tem sido alvo de críticas devido ao estado irregular e pouco duradouro do pavimento. “O asfalto está derretendo”, criticou um morador que sugeriu essa reportagem.
O morador identificado por José Geraldo, destacou sua frustração com o resultado da obra. “Achei o serviço muito mal feito, o asfalto foi colocado encima da terra sem um preparo de fato. As bordas do asfalto estão arrepiando e aparecendo a terra. Quando chove está dando lama. Isso é uma vergonha. Os moradores de Pingo D’água merecem coisa melhor. Um desrespeito com o dinheiro público”, desabafou José Geraldo.
Uma segunda moradora vizinha da obra, que pediu para não ser identificada, observou que na placa que anuncia a obra não tem o nome da empresa que executou os serviços, a data de início e término do serviço. “Estou achando estranho. Os reparos no asfalto estão sendo feitos com maquinário e funcionários da prefeitura”, questionou a moradora, que prometeu encaminhar a situação ao Ministério Público, porque segundo ela, ninguém na prefeitura conseguiu explicar situação até o momento.
Transparência
As placas informativas das obras públicas possuem a função de fornecer informações claras e acessíveis aos cidadãos sobre as obras em andamento, garantindo maior transparência nos investimentos públicos. Os dados são:
- Datas de início e de previsão de término da obra;
- Razão social, nome fantasia e número do CNPJ da empresa executora da obra;
- Identificação do ente público contratante da obra;
- Número do processo licitatório e do contrato administrativo;
- Nomes do gestor e do fiscal do contrato administrativo;
- Finalidade da obra;
- Valor total contratado para a execução da obra, incluindo eventuais acréscimos e supressões do valor inicial;
- Quando se tratar de uma obra pública licitada por trechos, deverá constar a qual trecho se refere;
- E indicação de endereço eletrônico que contenha todos os dados e informações da licitação.
Com as denúncias e sugestão de pauta dos moradores, o JBN encaminhou questionamento ao prefeito Luiz Paulo Coelho, porém, até o fechamento desta edição, não houve manifestação.
Na última segunda-feira (18) a reportagem do JBN esteve na cidade de Pingo D’água para averiguar de perto a situação. Procuramos pelo prefeito, mas formos informados por servidores da prefeitura que o chefe do Executivo não se encontrava na cidade.
O espaço no JBN continua aberto para um posicionamento da prefeitura.
Compartilhe em suas redes sociais