Matematicamente sem chance de acesso, o América pisou no granado do Castelão com a dura missão de frear o empolgado Ceará de Leo Condé, que vinha de quatro vitórias consecutivas. Mas viu o adversário dominar a partida e conheceu sua décima derrota na Série B, 1 a 0 para o Vozão, que ainda sonha com a primeira divisão.
A primeira chance de gol foi americana. Logo nos primeiros segundos de jogo, Fabinho recebeu em condições de finalizar, mas chutou cruzado na marcação cearense. A resposta foi imediata, com Saulo Mineiro. O atacante driblou o goleiro Elias e com o gol americano aberto desperdiçou uma chance clara.
Gradualmente a equipe da casa tomou as rédeas da partida e colocou seu ritmo de jogo. Forçando as jogadas com Aylon, o Ceará contou com a força de sua torcida para chegar ao primeiro gol. Quase 64 mil torcedores registraram o recorde de público da nova era do estádio Castelão.
O camisa 11 cearense recebeu um pisão no pé de Rodriguinho e Daronco apontou a marca do pênalti. Saulo Mineiro só teve o trabalho de deslocar Elias para abrir o placar. O primeiro tempo seguiu com o Vozão pressionando, mas sem a calma necessária para ampliar.
No intervalo, o técnico Lisca mexeu no América e colocou a equipe mais ofensiva. As mudanças surtiram efeito e o Coelho foi em busca do empate, mas acabou esbarrando na incompetência do seu ataque e também na trave, que impediu o gol americano. O placar permaneceu com o gol solitário de Saulo Mineiro até o apito final de Daronco.
Na última rodada da segunda divisão, o Ceará só depende dele para garantir o acesso para a Série A. Na quarta colocação, o Vozão soma 63 pontos, apenas um a menos que Mirassol e Novorizontino. A equipe cearense encara o lanterna e já rebaixado Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas. Já o América se despede da competição diante do Brusque, no Independência. As partidas acontecem no domingo (24), às 18h30.
FICHA TÉCNICA
- Ceará x América-MG
- Campeonato Brasileiro Série B
- Local: Estádio Governador Plácido Castelo, em Fortaleza (CE)
- Data/Horário: 18 de novembro de 2024, 21h45
- Arbitragem: Anderson Daronco (Fifa – RS). Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS). VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
- Gols: Saulo Mineiro 27’ 1ºT (1-0)
- Cartões amarelos: Éder, Lucão e Nicolas (AME)
- Ceará: Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço e Mugni (Lucas Rian); Saulo Mineiro (Barceló), Pulga e Aylon (Recalde). Técnico: Léo Condé.
- América: Elias; Mateus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva (Eder), Lucão e Nicolas; Alê, Elizari (Adyson) e Juninho; Fabinho (Vinícius), Rodriguinho e Brenner (Davó). Técnico: Lisca.