Só um ‘milagre’ para o América subir à Série A do Campeonato Brasileiro. Com as chances praticamente zeradas, a equipe precisa de combinação impressionantes para garantir vaga no G4 a duas rodadas do fim da Série B. Longe de depender apenas de si, o Coelho tem missão de secar adversários e conseguir resultados impecáveis na reta final.
Com a vitória sobre o Ituano por 3 a 2, o América manteve a porcentagem ínfima de acesso. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, o alviverde tem 0,025 de chance de promoção. A equipe está com 55 pontos, na nona posição – a cinco de distância para o Ceará, o quarto colocado.
Pela 37ª rodada, o América encara justamente o Ceará, na segunda-feira (18/11), no Castelão, às 21h45. Depois, o Coelho pega o Brusque, no domingo, dia 24 de novembro, no Independência, pela 38ª e última rodada da Série B. Para subir, o alviverde precisa vencer as duas partidas.
Contudo, além das duas vitórias, o time precisa de uma grande combinação de resultados. O Ceará e o Sport (em quinto, com 60), tem que perder as duas últimas partidas.
Além disso, os outros três times à frente na tabela, podem vencer apenas um duelo. O Goiás, em sexto, com 57, precisaria, necessariamente, perder um jogo. Depois, Operário-PR (sétimo, com 56), e Vila Nova (oitavo, com 55), podem, no máximo, vencer uma e empatar a outra.
Isso porque as equipes na frente do América vencem no critério de desempate. O Coelho tem duas vitórias a menos que todos os concorrentes. Ou seja, para o cenário melhorar, o ideal seria torcer para um ‘milagre’ – uma derrota de todos os adversários na tabela.