Vice-presidente brasileiro substitui Lula em evento internacional da COP29 e reforça compromisso ambiental para 2024
Nesta terça-feira (12), o vice-presidente Geraldo Alckmin representou o Brasil na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão. Em seu discurso, Alckmin sublinhou a importância da atual edição do evento para o sucesso da COP30, que será sediada no próximo ano em Belém, no Brasil. “O sucesso da COP29 é fundamental para o da COP30, que teremos orgulho de sediar em Belém. A omissão de agora custará muito para o depois”, afirmou ele.
Alckmin destacou os esforços do governo Lula no combate às mudanças climáticas e na promoção de uma transição para energias renováveis. Ele também frisou o compromisso brasileiro com a preservação ambiental e combate às desigualdades, temas que serão centrais na próxima conferência.
O vice-presidente assumiu a representação do país após o presidente Lula sofrer um acidente doméstico, o que o impediu de fazer viagens longas. Lula deve se recuperar a tempo para a cúpula do G20, marcada para ocorrer no Rio de Janeiro.
A COP29, que reúne 195 países signatários do Acordo de Paris, discute temas como a redução do uso de combustíveis fósseis e o avanço em energias renováveis, prioridades do governo brasileiro. A conferência se estende até o dia 22 de novembro.
Foto destaque: reprodução/X