24/11/2024
07:07

ONA celebra 25 anos de dedicação à segurança da saúde primária no Brasil e premia Hospital Márcio Cunha

ONA celebra 25 anos de dedicação à segurança da saúde primária no Brasil e premia Hospital Márcio Cunha

No dia 28 de novembro, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) celebrará seus 25 anos de atuação na promoção da segurança na saúde primária no Brasil. Como parte das comemorações, a ONA homenageará, com o “Prêmio Destaque da Acreditação”, 74 instituições de saúde no país que mantêm mais de 15 anos de acreditação ininterrupta, beneficiando pacientes com processos organizados, redução de erros nos atendimentos e fortalecimento da segurança ao paciente.

“É com grande satisfação que celebramos o Prêmio Destaque da Acreditação, uma homenagem especial às organizações que estão conosco há mais de 15 anos de forma ininterrupta, como é o caso do Hospital Márcio Cunha. Este prêmio não é apenas um reconhecimento, mas uma celebração do compromisso, da resiliência e do trabalho incansável dessas instituições em prol da qualidade e segurança na saúde. Ao longo desses anos, essas organizações demonstraram, dia após dia, que a melhoria contínua não é apenas uma meta, mas um valor que guia suas práticas e ações. Elas enfrentaram desafios, inovaram, superaram barreiras e se mantiveram firmes na missão de oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes”, ressalta Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA.

Ela complementa: “Para a ONA, é um privilégio contar com parceiros tão comprometidos, que não apenas atendem aos padrões de excelência, mas ajudam a elevá-los continuamente. Este prêmio é uma forma de reconhecer o impacto positivo dessas instituições na saúde do nosso país e de reafirmar nosso compromisso conjunto com a transformação e a qualidade. Juntos, seguimos fortalecendo o cuidado ao paciente e aprimorando os serviços de saúde no Brasil.”

Cenário da Acreditação

No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), existem aproximadamente 380 mil organizações de saúde, das quais 1.945 são acreditadas. A ONA é responsável por 72,1% desse mercado, totalizando mais de 1.400 organizações de saúde acreditadas, incluindo mais de 430 hospitais.

A distribuição das organizações acreditadas pela ONA é diversificada: 68,4% (917) são de gestão privada, 22,2% (298) de gestão pública, 8,3% (111) de gestão filantrópica, e 0,1% de gestão militar. Entre as entidades filantrópicas, 79 possuem certificação, sendo 53 delas hospitais, o que demonstra o empenho dessas instituições em oferecer assistência segura e de qualidade.

Regionalmente, 61% das instituições acreditadas estão concentradas no Sudeste. O Sul responde por 12,7%, o Nordeste por 12,1%, o Centro-Oeste por 11,4%, e o Norte por 2,8%. A meta da ONA é ampliar a cobertura em todo o território nacional, projetando um crescimento de cerca de 20% em relação a 2023, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há uma demanda crescente por certificação e melhoria nos processos de segurança e qualidade.

ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. www.ona.org.br

Hospital Márcio Cunha

Hospital geral de alta complexidade com 59 anos de atuação. Possui 558 leitos e três unidades, sendo uma unidade exclusiva para o tratamento oncológico. Atende a uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes de 67 municípios de Minas Gerais e conta com cerca de 570 médicos em 56 especialidades, com prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino e pesquisa, terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, urgência e emergência, terapia renal substitutiva, alta complexidade cardiovascular, oncologia adulto e infantil, entre outros. No último ano, foram quase 6 mil partos realizados no HMC, cerca de 37 mil internações, mais de 18 mil cirurgias, mais de 42 mil sessões de hemodiálise. Na unidade de oncologia, foram mais de 19 mil sessões de radioterapia e mais de 33 mil sessões de quimioterapia.

Confira a matéria completa em: zug.net.br