21/11/2024
23:02

Governo federal comemora queda no desmatamento na Amazônia e no Cerrado

Governo federal comemora queda no desmatamento na Amazônia e no Cerrado

BRASÍLIA – O governo federal comemorou nesta quarta-feira (6) os dados que revelam queda no desmatamento no Cerrado e na Amazônia, verificados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na Amazônia, essa redução foi de 30% em relação a 2023 e de 45%, se comparado com 2022. No caso do Cerrado, o desmatamento diminuiu 25% em relação ao ano passado.

“Política pública bem desenhada, instituições públicas bem estruturadas, uma postura republicana de deixar os técnicos trabalhar, de dialogar com a ciência faz a diferença”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante evento de apresentação dos dados, no Palácio do Planalto.

“Portanto, essa redução no desmatamento no Cerrado e na Amazônia é fruto de uma nova compreensão de que estamos fazendo mais que uma política de governo. Nós estamos fazendo uma política de Estado. Isso no contexto que a mudança do clima já é uma realidade avassaladora. Isso é esperança. É possível fazer o enfrentamento da mudança no clima, evitando os efeitos indesejáveis, o enfrentamento ao desmatamento, que é o maior fator de emissão, mas gerando emprego e renda para as pessoas”, disse.

Estava prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento, mas ele cancelou de última hora.

Confira a matéria completa em: zug.net.br