O terremoto causou danos estruturais e ainda não há indícios de perdas humanas
Na madrugada desta sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7 atingiu a costa sul do Peru. De acordo com o Instituto Geofísico do Peru (IGP), foi possível sentir os tremores nas cidades de Arequipa, Chala, Yauca, na capital Lima e em grande parte da costa Sul e Central do país. O terremoto aconteceu por volta de 00h37 (02h36 no horário de Brasília).
Apesar da grandiosidade dos temores, as autoridades ainda não divulgaram se existem perdas humanas. Porém, confirmaram danos estruturais. Nesse sentido, o prefeito de Yuca, Juan Aranguren, declarou que “muros de algumas casas caíram” e que a rodovia Pan-Americana, que passa pela região, sofreu rachaduras.
Dessa forma, moradores relataram que o tremor foi de grande intensidade e que muitas crianças choraram. Por isso, o chefe de gabinete Gustavo Adrianzén falou em nome do governo.
“Desejo transmitir tranquilidade. O terremoto passou, estamos fazendo as primeiras avaliações e até agora não há vítimas fatais”, disse.
O epicentro do terremoto foi a 41 km da cidade de Chala, que possui cerca de 10 mil habitantes e, também, de Yauca, com 2 mil habitantes.
Inicialmente, a Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha emitiu um alerta de tsunami na região. Porém, em pouco tempo, as autoridades peruanas descartaram a possibilidade. Nesse sentido, o diretor do IGP, Hernando Tavera, esclareceu que o alerta foi apenas um medida preventiva. Uma vez que, o epicentro do terremoto aconteceu no mar.
A Defesa Civil e o governo acionaram planos de emergência e fizeram o monitoramento para avaliar os danos e determinar as ações a serem tomadas.
Foto destaque: Reprodução/U.S. Geological Survey