O América segue sem subir na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. O time perdeu para o Amazonas por 1 a 0, nesta terça-feira (5/11), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela 35ª rodada e praticamente zerou as chances de acesso – o Coelho se apegava apenas na matemática, mas já estava distante do sonho de promoção à Série A. O gol da Onça foi marcado por Matheus Serafim.
A derrota empacou o América no meio da tabela. A equipe ficou na nona posição e segue com os mesmos 52 pontos. Já o Amazonas está em 11° e somou 48. O time do Norte, contudo, já não mantinha mais esperanças de acesso. Do outro lado, o alviverde passa a encarar de frente a realidade de permanência na Segunda Divisão – ficou a sete pontos do G4.
No primeiro tempo, o Coelho teve boas chances, mas pecou nas tomadas de decisão e no capricho dos passes. Time errou nas jogadas e fez partida sem grandes emoções – apesar de ter incomodado o goleiro Marcão duas vezes com Daniel Júnior e Elizari.
Na segunda etapa, a ‘sorte’ virou. O Amazonas voltou mais encaixado e pressionou alto. Os donos da casa tomaram as rédeas da partida e saíram na frente. Depois, apenas administraram o placar. O Coelho tentou fazer pressão, mas a equipe já se mostrava desconexa e sem ritmo para concluir bem as ideias dentro das quatro linhas.
Próximos jogos
Na próxima rodada, o Amazonas visita o Guarani, na terça-feira (12/11), às 21h, no Brinco de Ouro da Princesa.
O América volta a campo para enfrentar o Ituano, na terça-feira (12/11), às 19h, no Independência, pela 36ª rodada da Série B.
O jogo
A primeira chance do jogo foi do Amazonas, que pressionou a saída de bola do América, mas não levou tanto perigo para Elias.
O Coelho conseguiu manter a posse de bola e foi insistente pelos dois lados – Daniel Júnior e Juninho chegaram perto, mas pecaram na finalização. O goleiro não precisou trabalhar. O meia Elizari teve boa chance ao arriscar de primeira e forçou a primeira defesa de Marcão, que espalmou pela linha de fundo.
A melhor chance da onça-pintada foi em erro na saída de bola do alviverde. Elias deu passe para Ricardo Silva, que foi desatento e deu a bola para o adversário. Fulano de tal saiu na frente, mas finalizou para fora. A defesa americana respirou com alívio.
Amazonas investiu nas jogadas pela esquerda, quando o América deu espaço. Do outro lado, o Coelho aprontou armadilha para sair no contra-ataque. Rodriguinho saiu bem na frente, mas não conseguiu vencer no um contra um e desperdiçou. Na sequência, cabeçada de Ricardo Silva ficou no travessão.
Aos 42, Brenner saiu em boa vantagem e tentou encobrir o goleiro, mas a bola subiu demais. Marcão saiu do gol e derrubou o atacante, mas a arbitragem mandou seguir o jogo. O técnico Lisca e a comissão técnica ficaram na bronca.
Segundo tempo
O América voltou do intervalo com o mesmo comportamento. O meia Daniel Júnior bateu forte e o goleiro Marcão espalmou. Na sobra, Brenner precisou agir rápido e cabeceou por cima do gol.
Após o primeiro terço da partida, o Amazonas reagiu e protagonizou três oportunidades de perigo. Até então, a equipe não havia forçado grande trabalho de Elias. Na primeira, Diego Torres chutou de fora na área, na trave, mas o impedimento foi assinalado. Depois, Matheus Serafim bateu cruzado, mas o goleiro fez grande defesa para evitar o gol. Na sequência, Sassá ainda arriscou, mas bateu na rede pelo lado de fora.
Com a forte pressão da onça-pintada, o técnico Lisca fez mudanças no Coelho. Alê, Brenner e Elizari deram lugar a Wallisson, Davó e Adyson, respectivamente. Os donos da casa não diminuíram o ritmo e sequer deram tempo para o alviverde de organizar com as mexidas.
Matheus Serafim recebeu, dominou na pequena área e bateu na saída de Elias para balançar as redes. Logo o bandeirinha marcou impedimento no lance. Após revisão do VAR, as linhas foram traçadas e o gol validado: 1 a 0.
O América tentou voltar para a partida, mas o time parecia perdido. As jogadas não deram certo – seja pelo meio ou pelos lados. tentou pressionar e conseguiu se manter no campo ofensivo, mas os chutes a gol pouco incomodaram o goleiro. O Amazonas conseguiu conter bem as tentativas e encerrou jejum de três jogos sem vitórias.
AMAZONAS 1 X 0 AMÉRICA
Amazonas
Marcão; Ezequiel, Miranda, Fabiano, Renan Castro; Diego Torres (Jorge Jiménez aos 36 do 2T), Erick Varão e William Barbio (Robson Duarte aos 4 do 2T); Luis Felipe (Barros aos 14 do 2T), Matheus Serafim (Gustavo Ermel aos 40 do 2T) e Sassá (Bruno Lopes aos 36 do 2T). Técnico: Rafael Lacerda
América
Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Nicolas (Paulinho aos 43 do 2T); Alê (Wallisson aos 21 do 2T), Juninho e Elizari (Adyson aos 21 do 2T); Rodriguinho (Renato Marques aos 36 do 2T), Daniel Júnior e Brenner (Davó aos 21 do 2T). Técnico: Lisca
Gols: Matheus Serafim aos 25 do 2T
Cartões amarelos: Alê, Wallisson, Mateus Henrique (América), Erick Varão, Robson Duarte (Amazonas)
Motivo: 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 5/11/2024 (terça-feira)
Estádio: Arena da Amazônia, em Manaus
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Guthieri Javarini Rodrigues (ES) e Márcia Bezerra Lopes (RO)
VAR: Douglas Schwengber da Silva (RJ)
A notícia América perde para o Amazonas e ‘encalha’ no meio da tabela da Série B foi publicada primeiro no No Ataque por Izabela Baeta