05/11/2024
23:45

À exceção do município de Timóteo, cidades do Vale do Aço divulgam programação para o “NOVEMBRO AZUL”

À exceção do município de Timóteo, cidades do Vale do Aço divulgam programação para o “NOVEMBRO AZUL”

TIMÓTEO – As cidades do Vale do Aço, com exceção da cidade de Timóteo, já divulgaram a programação para “NOVEMBRO AZUL”, que marca a luta contra o câncer de próstata e chama a atenção para a realização de exames regulares na garantia de um diagnóstico precoce.

Neste ano, em Ipatinga por exemplo, uma programação especial será desenvolvida pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde em todas as Unidades Básicas da cidade. Serão realizadas palestras de educação em saúde, exames preventivos ao câncer de próstata, atividade física coletiva, testes rápidos para HIV/AIDS e de glicemia, instruções sobre alimentação saudável com profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e oficinas de massoterapia, corte de cabelo e cuidados com a barba.

De igual maneira a cidade de Coronel Fabriciano chama atenção da população masculina com o alerta de que o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o quinto em taxa de mortalidade. Atualmente, mais de 61 mil pacientes foram diagnosticados com a doença no país, de acordo com o Instituito Nacional de Câncer (INCA).

Sinais e sintomas: Dificuldade e/ou urgência para urinar, jato urinário fraco, reduzido ou interrompido, necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite), dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

 Prevenção: Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. A adoção de hábitos saudáveis, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são hábitos saudáveis capazes de prevenir o câncer de próstata.

O JBN solicitou da Prefeitura de Timóteo a programação para o NOVEMBRO AZUL nas unidades básicas de saúde, mas o pedido foi ignorado.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br