Marcelo publicou mensagem de despedida do Fluminense. Ele agradeceu a familiares, dirigentes, funcionários, jogadores e torcedores pela “etapa magnífica” vivida no clube, que conquistou o título inédito da Copa Libertadores de 2023. Também citou a homenagem feita pelo Tricolor ao nomear o estádio das categorias de base, em Xerém, como “Marcelo Vieira”.
No fim do texto, um recado subliminar que pode ser interpretado como indireta ao técnico Mano Menezes. Os dois tiveram um atrito na reta final da partida entre Fluminense e Grêmio, na sexta-feira (1º/11), pelo Campeonato Brasileiro. Diante do clima insustentável, clube e jogador chegaram a um acordo para a rescisão contratual no sábado (2/11).
“A verdade como o Sol sempre sairá”.
Marcelo, ex-lateral-esquerdo do Fluminense
Leia a íntegra
Eu vivi uma etapa magnífica neste clube. Há quase dois anos decidi voltar, motivado pela ligação sentimental com o time. Participei de momentos inesquecíveis, como a conquista da primeira Copa Libertadores da história do clube. Meu nome ficará eternizado no reformado Estádio Marcelo Vieira, local onde treinam todos os dias os nossos moleques de Xerém.
Quero agradecer à minha mulher, Clarice, e aos meus filhos, Liam e Enzo, por estarem sempre ao meu lado e por todo o sacrifício que fizeram por mim.
Tenho orgulho do que conquistei e agradeço a todos que tornaram esse momento único, especialmente ao presidente, funcionários e aos meus companheiros de equipe. Agradeço também aos tricolores pelo apoio. Sempre levarei o Fluminense em meu coração.
A verdade como o Sol sempre sairá
O Fluminense vencia o Grêmio por 2 a 1 pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mano Menezes decidiu colocar Marcelo aos 44 minutos do segundo tempo em uma estratégia para segurar o resultado. De forma repentina, o técnico deu bronca no lateral e mudou a substituição. John Kennedy foi quem entrou no lugar de Keno.
O Tricolor Carioca não segurou a vitória, já que o Grêmio chegou ao empate aos 54 minutos do segundom tempo, em pênalti cobrado pelo lateral-esquerdo Reinaldo. O resultado não foi interessante para as pretensões do clube, que soma 37 pontos no Campeonato Brasileiro, na 13ª posição. O Athletico-PR, primeiro da zona de rebaixamento, em 17º, tem 34.
Na entrevista coletiva, Mano Menezes explicou a razão pela qual não quis colocar Marcelo. O técnico “ouviu uma coisa que não gostou” e mudou de ideia. Na opinião dele, a escolha por John Kennedy não teve interferência no resultado final do confronto.
“Eu iria colocar Marcelo naquela hora, mas ouvi uma coisa que não gostei e mudei de ideia. Coloquei o JK na beirada, é um jogador de força para você ter uma saída. Sempre tivemos uma saída. Não acho que foi porque ele entrou que o time teve qualquer tipo de problema. Não é fácil entrar naquela hora do jogo, você sabe disso, é um fechamento do jogo. Ele, aliás, não estava entrando para resolver problema nenhum, ele estava entrando para manter aquilo que a gente estava tendo. E faltava dois, três minutos para acabar o jogo”.
Mano Menezes
Dublador interpeta o que Mano disse a Marcelo
O dublador Gustavo Machado, conhecido por interpretar conversas de jogadores de futebol dentro de campo com base nas imagens da televisão, reproduziu o que disse Mano Menezes a Marcelo no fim de Fluminense x Grêmio.
“Tu acha que isso é normal? Porque não é não. Não, não, não, não… não vai entrar. Sai, sai”.
Mano Menezes para Marcelo, segundo Gustavo Machado
Gustavo não dublou Marcelo porque o jogador apareceu de costas no vídeo da transmissão do Sportv. É possível vê-lo abrindo os braços, em sinal de discordância da reação de Mano, sem, contudo, compreender o que foi falado por ele.
Marcelo pelo Fluminense
Em 2023, Marcelo retornou ao Fluminense, clube pelo qual iniciou a carreira. Na segunda passagem, foram 68 jogos, cinco gols, três assistências e três títulos: Copa Libertadores (2023), Campeonato Carioca (2023) e Recopa Sul-Americana (2024).
Somando os números de 2005 e 2006, são 108 partidas, 11 gols, três assistências e a mesma quantidade de troféus.
Lenda do Real Madrid
Marcelo é uma das maiores lendas do Real Madrid. Em 16 temporadas, o brasileiro conquistou 25 títulos, entre os quais cinco edições da Champions League e seis do Campeonato Espanhol.
No futebol europeu, o lateral-esquerdo se destacou por ter muita técnica, visão de jogo e habilidade. Em 546 jogos oficiais pelo Real, anotou 38 gols e deu 83 assistências.
No período em que esteve no clube merengue, Marcelo serviu frequentemente à Seleção Brasileira. Com a Amarelinha, disputou 58 jogos e marcou seis gols, fazendo parte do elenco das Copas do Mundo de 2014 e 2018.