22/11/2024
03:40

onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil < No Ataque

Gabigol e Hulk, ídolos de Flamengo e Atlético, respectivamente (foto: Marcelo Cortes/CRF e Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Enviado especial ao Rio de Janeiro – Capítulo histórico para o futebol brasileiro! Protagonistas de uma das maiores rivalidades interestaduais do país, Flamengo e Atlético começam a decidir, a partir das 16h deste domingo (3/11), o título da Copa do Brasil. Palco de episódios memoráveis do futebol mundial, o Maracanã receberá o primeiro embate entre as equipes na capital carioca. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o jogo de ida da final do torneio mata-mata: onde assistir, horário, prováveis escalações, declarações dos principais personagens e muito mais.

No Rio de Janeiro, a atmosfera que envolve os bastidores do Flamengo tem ar tenso, de pressão. O Rubro-Negro Carioca não conquista um título de peso desde 2022, e as últimas esperanças da gestão de Rodolfo Landim – que gastou mais de R$ 358 milhões em reforços nesta temporada – estão depositadas na Copa do Brasil.

A equipe comandada pelo ex-lateral-esquerdo Filipe Luís vem de empate com o Internacional (1 a 1), pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre. Com o ex-atleta no comando, o time soma quatro vitórias, dois empates e uma derrota.

Entre os torcedores do Flamengo, de toda forma, o clima é de confiança. Na última sexta-feira (1/11), a reportagem de No Ataque foi às ruas e ouviu diversos torcedores rubro-negros, que projetaram os confrontos contra o Atlético com otimismo.

“Eu acho que o Flamengo será campeão da Copa do Brasil, sem dúvida nenhuma. Vamos ganhar aqui no Maracanã, de 2 a 0, e vamos empatar em 1 a 1 lá com o Galo. (…) Naquele pique, Flamengo campeão para salvar o ano. Não tem outro jeito”, opinou Gilvan da Silva Soares.

“A gente espera que o Flamengo saia pelo menos vitorioso da Copa do Brasil. O time (do Atlético) está forte. É preocupante, vamos dizer assim. O time está vindo com força para a Libertadores e para a Copa do Brasil, mas a gente sabe como é: Flamengo e Atlético não tem jeito. O Flamengo amassa o Atlético (risos). Vamos para cima”, disse Thierry Sandez.

“Letal nas copas”, Atlético chega embalado

O Atlético busca coroar um ano já histórico com conquistas de peso. Finalista da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, o Galo vive grande fase sob o comando de Gabriel Milito e tem demonstrado organização e maturidade nos mata-matas.

No último compromisso, na terça-feira (29/11), o Atlético “viveu sonho” na Argentina ao segurar empate com o River Plate-ARG, por 0 a 0, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Como havia vencido por 3 a 0 o primeiro embate na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Galo garantiu vaga na decisão da principal competição do continente pela segunda vez na história.

O clube mineiro busca feito alcançado por apenas três times em toda a história: erguer os troféus da copa nacional e da Libertadores na mesma temporada. Somente Atlético Nacional-COL (2016), Palmeiras (2020) e Flamengo (2022) conquistaram a honraria até então.

O No Ataque também conversou com atleticanos que estão no Rio de Janeiro. Se há confiança do lado flamenguista, o sentimento é o mesmo na parte alvinegra.

“A expectativa é que seja um jogo com dois elencos muito bons, não vamos desmerecer. Mas eu acho que o Galo vem com muita força. Amanhã o Flamengo tem alguns desfalques que eu acho que pode ser bom para o Galo”, disse Thaís Vieira.

Flamengo x Atlético: onde assistir ao vivo

A partida entre Flamengo e Atlético, pela final da Copa do Brasil, será transmitida ao vivo por canais de televisão e plataformas de streaming. Veja abaixo:

  • Globo (TV aberta)
  • SporTV (TV fechada)
  • Premiere (pay-per-view)
  • Globoplay (streaming)
  • Amazon Prime (streaming)

Flamengo x Atlético: prováveis escalações

No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela semifinal da Copa do Brasil. Saiba quem deve começar jogando no Maracanã.

Flamengo

Filipe Luís, que há dois anos venceu a Copa do Brasil como jogador, justamente pelo Flamengo, agora disputa a decisão como treinador. Para o primeiro jogo, ele terá que fazer pelo menos três alterações em relação ao time que entrou em campo contra o Corinthians, em 20 de outubro, pela volta da semifinal.

O Flamengo saiu daquela partida com duas baixas por suspensão para a decisão: o atacante Bruno Henrique foi expulso, e o volante Erick Pulgar recebeu o terceiro cartão amarelo. A outra alteração é em relação ao meio-campista De la Cruz, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita e ficará fora por pelo menos mais três semanas.

Por outro lado, a presença do lateral-esquerdo Alex Sandro é certa. O jogador era dúvida após não participar dos últimos dois compromissos do rubro-negro pelo Campeonato Brasileiro.

Diante das baixas, a tendência é que Filipe Luís utilize um esquema com três atacantes – assim, um jogador mais ofensivo entraria no lugar de De la Cruz. Dessa forma, Michael e Gonzalo Plata ganhariam as vagas no time titular, enquanto Evertton Araújo e Allan aparecem como opções para substituir Pulgar.

Provável escalação do Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo (Allan), Gerson e Arrascaeta; Michael, Plata (Alcaraz) e Gabigol.
Pendurados do Flamengo: não há
Desfalques do Flamengo: Bruno Henrique (suspenso), Pulgar (suspenso), Pedro (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Viña (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito), Everton Cebolinha (ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo), Luiz Araújo (lesão osteocondral no joelho direito), De la Cruz (lesão muscular na coxa esquerda) e Carlinhos (já jogou pelo Nova Iguaçu)

Atlético

Se o Flamengo tem de lidar com muitos desfalques, o Atlético vive realidade contrária. A única ausência por lesão no time de Gabriel Milito é a do pouco utilizado atacante Cadu, que se recupera de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito. As outras duas baixas são do volante Fausto Vera e do centroavante Deyverson, que já jogaram a Copa do Brasil por Corinthians e Cuiabá, respectivamente.

Por outro lado, o técnico argentino comemora os retornos dos meio-campistas Zaracho e Bernard, que foram liberados pelo departamento médico nesta semana. Os jogadores, entretanto, devem começar no banco de reservas – ainda que exista uma mínima possibilidade de ao menos um deles ser titular.

Isso porque Deyverson, que não pode jogar a Copa do Brasil, vinha sendo titular justamente na vaga que antes era disputada entre os meias. A falta de ritmo de jogo, porém, é um motivo que deve travar o retorno imediato dos atletas.

Assim, existem duas alternativas mais prováveis para o preenchimento da vaga do centroavante. A primeira é a entrada do lateral-esquerdo Rubens, que faria com que Guilherme Arana jogasse mais adiantado, como uma espécie de meia pela esquerda. Essa formação foi utilizada na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, pelo primeiro jogo da semifinal.

A segunda possibilidade é a entrada de Eduardo Vargas, mantendo o trio ofensivo que conta também com Paulinho e Hulk. Para o lugar de Fausto Vera, a escolha óbvia é do volante Otávio, que outrora foi titular absoluto no time de Milito.

Escalação do Atlético: Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso, Rubens (Vargas ou Zaracho) e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Hulk e Paulinho
Pendurado do Atlético: Alonso, Lyanco e Gustavo Scarpa
Desfalques do Atlético: Deyverson (já jogou pelo Cuiabá), Fausto Vera (já jogou pelo Corinthians) e Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito)

Flamengo x Atlético: os personagens

  • Filipe Luís, técnico do Flamengo: “O que a gente tem que sempre tentar é ser o mais frio possível nessa decisão. Poder desfrutar dessa decisão, e que a emoção não tome conta da razão. Meu objetivo é deixar os jogadores no melhor possível. Forma física, mental, em todos os sentidos, para eles poderem fazer um grande jogo.”
  • Battaglia, volante do Atlético: “Bom fechar em casa essa final. Vamos ter que fazer um grande jogo no Maracanã, e depois voltar à nossa Arena, com a nossa torcida. Todos juntos para tentar levar esse troféu.”

Flamengo x Atlético: arbitragem

  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
  • Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
  • VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Confira a matéria completa em: noataque.com.br