24/11/2024
01:42

qual time venceu mais mata-matas entre si? < No Ataque

Libertadores (foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas)

Flamengo e Atlético escrevem um novo capítulo de uma grande rivalidade no domingo (3/11), às 16h, no Maracanã, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Essa será a oitava vez em que os times se enfrentam em um mata-mata na história. Mas afinal, qual time levou a melhor em mais oportunidades?

O primeiro confronto foi logo uma final. Em 1980, o duelo marcado por grandes nomes do futebol brasileiro teve início no Mineirão, em Belo Horizonte. Empurrado pela torcida, o Galo contou com gol de Reinaldo para vencer por 1 a 0. 

O triunfo em casa não foi o suficiente. Com gols de Zico e Nunes (2x), o Flamengo venceu por 3 a 2 um Atlético que ainda contava com João Leite, Luizinho e Cerezo. 

A partida, no entanto, foi cercada por reclamações do lado mineiro. Reinaldo foi expulso aos 24 minutos do segundo tempo, enquanto Chicão e Palhinha levaram o cartão vermelho aos 42’. Se iniciava ali uma das grandes rivalidades do futebol brasileiro.

Jogo polêmico pela Libertadores

Os times voltaram a se encontrar em um jogo decisivo no ano seguinte, pela Copa Libertadores. Apesar de não ser um mata-mata, o time que vencesse a partida se classificaria para a segunda fase. 

O placar ainda marcava 0 a 0 quando o Atlético teve Reinaldo expulso aos 20 minutos. Ainda no primeiro tempo, Osmar, Chicão, Palhinha e Éder também levaram o cartão vermelho, o árbitro José Roberto Wright decretou WO, e o time carioca foi considerado o vencedor.

Outros duelos no Brasileiro

Atlético e Flamengo tiveram outros dois duelos eliminatórios pelo Brasileiro na década de 1980. O primeiro foi disputado em 1986, e o Galo levou a melhor nas oitavas de final após empate por 1 a 1 na ida e vitória por 1 a 0 no segundo jogo, com gol de Nelinho no Mineirão.

O troco veio na temporada seguinte. Desta vez pela semifinal, o Flamengo, comandado por Zico, Renato Gaúcho e Bebeto venceu os dois jogos, o primeiro por 1 a 0 e o segundo por 3 a 2.

Encontros na Copa do Brasil

Os times voltaram a disputar um mata-mata apenas em 2006. O rubro-negro levou a melhor mais uma vez e eliminou o time mineiro nas quartas de final da Copa do Brasil. A classificação foi encaminhada já no primeiro jogo, com o triunfo por 4 a 1 no Maracanã. A segunda partida terminou com empate por 0 a 0.

O duelo pela competição voltou a ocorrer em 2014 e foi um dos mais marcantes na história dessa rivalidade. O Flamengo, mais uma vez, abriu boa vantagem no Rio de Janeiro com a vitória por 2 a 0. 

O resultado, no entanto, não foi o suficiente. Apesar de sofrer o primeiro gol, o Atlético conseguiu virar a partida e vencer por 4 a 1 para garantir a ida (e depois o título) à final da competição. Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan balançaram as redes do time carioca naquele dia.

Por fim, o último duelo na Copa do Brasil foi em 2022. Após anos vitoriosos de ambos os lados, o confronto nas oitavas de final foi marcado pelo equilíbrio. O Atlético venceu a primeira partida por 2 a 1 no Mineirão, mas foi derrotado por 2 a 0 no Maracanã e acabou eliminado. 

Supercopa

Assim como na Libertadores de 1981, o jogo pela Supercopa do Brasil não foi um mata-mata, mas o vencedor ficaria com o título. O torneio, que reúne os vencedores do Brasileiro e da Copa do Brasil do ano anterior, foi disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá.

O Flamengo se classificou como segundo colocado da Série A, já que o Atlético venceu as duas competições no ano anterior.  O jogo terminou empatado por 2 a 2 no tempo regulamentar, e o Galo levou a melhor após uma longa disputa de pênaltis.

Essa foi apenas a terceira vez em que o alvinegro se sobressaiu diante do Flamengo em jogos eliminatórios. Em oito confrontos, o rubro-negro se classificou/venceu cinco deles. 

Flamengo x Atlético em mata-matas

Copa do Brasil

2 classificações do Flamengo (2006 e 2022)
1 classificação do Atlético (2014)

Brasileiro

2 classificações do Flamengo (1980 e 1987)
1 classificação do Atlético (1986)

Libertadores
1 classificação do Flamengo (1981)

Supercopa do Brasil
1 classificação do Atlético (2022)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br