23/11/2024
08:39

Racing tem ex-zagueiro do América, jogador de Copas do Mundo e artilheiro que atuou no futebol amador < No Ataque

Racing eliminou o Corinthians na Copa Sul-Americana (foto: Miguel Schincariol/AFP)

O Cruzeiro enfrentará o Racing na final da Copa Sul-Americana, dia 23 de novembro (sábado), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai. O No Ataque pesquisou informações e curiosidades sobre o elenco do time argentino, que fará a quarta final internacional de sua história – a terceira contra a Raposa.

Goleiro de seleção

O goleiro é o experiente Gabriel Arias, de 37 anos, titular do Chile na Copa América de 2019 e suplente nas edições de 2021 e 2024. Apesar da nacionalidade chilena, ele nasceu na Argentina, tendo começado a carreira no Olimpo e com trajetória importante no Defensa y Justicia, entre 2013 e 2017. Pelo Racing, clube ao qual chegou em 2019, já disputou 215 partidas oficiais.

Zagueiro ex-América

Na defesa, um atleta bastante conhecido do futebol mineiro é Germán Conti, que defendeu o América em 37 jogos em 2022 – incluindo compromissos pela Copa Libertadores. O zagueiro de 30 anos se transferiu para o Racing em 2024 e atualmente ocupa a suplência do time treinado por Gustavo Costas.

Jogador de Copa do Mundo

No meio-campo, Juan Quintero protagonizou a classificação do Racing ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, nessa quinta (31), no El Cilindro, em Avellaneda. O colombiano de 31 anos tem 40 jogos e quatro gols por sua seleção e participou das Copas do Mundo de 2014 e 2018. Em 2015, o Cruzeiro esteve perto de fechar sua contratação.

Artilheiro ex-futebol amador

O centroavante Adrián Martínez, autor de 26 gols na temporada – nove na Copa Sul-Americana -, tem a história mais marcante. Até 2014, o atleta conciliava os trabalhos de pedreiro e no serviço de limpeza urbana com o futebol amador. Nesse período, perdeu um irmão, morto com três tiros, e passou cinco meses na prisão sob a acusação de atear fogo na casa do assassino.

Martínez - (foto: Divulgação / Racing)
Adrián Martínez, atacante do Racing(foto: Divulgação / Racing)

Martínez só foi solto a partir do momento em que a polícia descobriu o verdadeiro criminoso. Ao sair da cadeia, o jogador se mostrou determinado a buscar melhores condições de vida. No início tardio no futebol profissional, aos 23 anos, ele sequer recebeu salários no Defensores Unidos, da quarta divisão da Argentina. Posteriormente, foi para o Atlanta, da terceira divisão.

Graças aos muitos gols nos escalões inferiores de seu país (36 pelo Defensores e 15 a serviço do Atlanta), Adrián teve oportunidade na elite do futebol paraguaio pelo Sol de América. Com 13 gols em 20 jogos, credenciou-se a vestir camisas de clubes maiores (Libertad e Cerro Porteño) e atuou também no futebol brasileiro, pelo Coritiba, em 2022.

Técnico foi ídolo em campo

No banco de reservas está Gustavo Costas, técnico de 61 anos que foi jogador nas décadas de 1980 e 1990 e representou o Racing em 337 partidas (nove gols marcados). O ex-zagueiro, que também atuava como volante e era capitão da equipe, esteve em campo nas duas finais do clube argentino contra o Cruzeiro – ganhou a Supercopa de 1988 e perdeu em 1992.

A escalação do Racing

O Racing que enfrentou o Corinthians pela semifinal da Copa Sul-Americana foi escalado por Gustavo Costas com Gabriel Arias; Marco di Cesare, Santiago Sosa e Agustín Basso; Gastón Martirena, Agustín Almendra, Juan Nardoni, Juan Quintero e Gabriel Rojas; Maximiliano Salas e Adrián Martínez.

Essa formação inicial virou sobre o Corinthians ainda no primeiro tempo, com dois gols de Quintero, e avançou à decisão com vitória por 2 a 1 diante de mais de 50 mil torcedores no El Cilindro.

Juan Quintero, meio-campista do Racing - (foto: ALEJANDRO PAGNI/AFP)
Juan Quintero, meio-campista do Racing(foto: ALEJANDRO PAGNI/AFP)

Antes de eliminar o Corinthians, o Racing liderou o Grupo H da Copa Sul-Americana (à frente de Bragantino, Coquimbo Unido e Sportivo Luqueño) e ganhou nos mata-matas de Huachipato, do Chile (oitavas de final), e Athletico-PR (quartas de final).

Fase de grupos

  • 4/4 – Sportivo Luqueño 0 x 2 Racing
  • 10/4 – Racing 3 x 0 Bragantino
  • 24/4 – Coquimbo Unido 1 x 2 Racing
  • 9/5 – Bragantino 2 x 1 Racing
  • 16/5 – Racing 3 x 0 Coquimbo Unido
  • 28/5 – Racing 3 x 0 Sportivo Luqueño

Oitavas de final

  • 13/8 – Huachipato 0 x 2 Racing
  • 20/8 – Racing 6 x 1 Huachipato

Quartas de final

  • 19/9 – Athletico-PR 1 x 0 Racing
  • 26/9 – Racing 3 x 0 Athletico-PR

Semifinal

  • 24/10 – Corinthians 2 x 2 Racing
  • 31/10 – Racing 2 x 1 Corinthians

Final

  • 23/11 – Racing x Cruzeiro

Confira a matéria completa em: noataque.com.br