02/11/2024
00:35

Em nova categoria, Rafaela Silva leva ouro no Troféu Brasil de Judô em BH < No Ataque

Rafaela Silva foi medalhista de bronze em Paris 2024 (foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press)

A campeã olímpica Rafaela Silva atingiu mais uma conquista nesta sexta-feira (1º/11). Disputando na categoria peso médio (até 63kg), a atleta venceu o ouro no Troféu Brasil de Judô, que está sendo disputado em Belo Horizonte.

Rafaela competiu no peso leve (até 57kg) durante 15 anos. Foi pela categoria que ela atingiu os grandes feitos na carreira – o ouro olímpico no Rio 2016 e o bronze em Paris 2024.

A atleta de 32 anos já competiu pela categoria até 63kg em outros momentos da carreira. Contudo, foram oportunidades esporádicas, para não deixar de lutar quando não atingiu o peso de 57kg. Desta vez, no entanto, a mudança parece estratégica.

Mesmo em uma categoria não muito familiar, Rafaela Silva não teve grandes dificuldades para avançar na competição. No entanto, na semifinal, a campeã olímpica teve uma luta difícil. Diante de Nauana Silva, do Pinheiros, a atleta chegou a levar uma punição no Golden Score, mas conseguiu um ippon.

Final de Rafaela Silva

A campeã olímpica disputou a última e mais aguardada luta da noite no ginásio do Minas Tênis Clube. A adversária da final foi Erika Ferreira, do Instituto Reação (RJ).

Outra vez, o confronto não foi fácil. As judocas tiveram dificuldade para encaixar os golpes, e a luta ficou ‘travada’, gerando punições para ambos os lados.

No Golden Score, Rafaela mostrou mais resistência do que a adversária para seguir lutando mesmo com o cansaço. Após não conseguir responder aos golpes da campeã mundial, Erika recebeu três punições e foi derrotada.

Troféu Brasil de Judô em BH

O Troféu Brasil de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô estão sendo realizados em Belo Horizonte entre 1º e 3 de novembro. As competições nacionais, que ocorrerão no Minas Tênis Clube, contam com a participação de sete medalhistas em Paris 2024, incluindo as campeãs olímpicas Bia Souza e Rafaela Silva.

As duas competições ocorrerão na Arena UniBH, no Minas Tênis Clube, e a entrada será feita na Rua da Bahia, número 2244, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte. O acesso aos eventos é gratuito, mas o Minas arrecadará um quilo de alimento não perecível – exceto sal – de quem desejar doar.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br