Em dois dias, evento gratuito patrocinado pela Bemisa levou mais de 700 alunos para Praça Ana Angélica
Nos dias 25 e 26 de outubro a Praça Ana Angélica no Centro de Antônio Dias ficou mais colorida, cheia de sorrisos e consciência ambiental com a realização da Tenda Literária: Circuito de Festivais de Brincadeiras e Literatura Infantil. O evento contou com o patrocínio da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Antônio Dias, com a realização da Criativo Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal.
O festival, que veio para ampliar o acesso à cultura a crianças, além de incentivar o hábito da leitura e levar atividades de lazer, recebeu escolas da rede municipal de ensino do município, beneficiando mais de 700 alunos, além de professores e comunidade, que estiveram presentes participando do evento.
Patrocinadora do evento no município, a Bemisa participou com uma tenda educativa com pintura em aquarela simbolizando as cores e tendo como foco a árvore e o meio ambiente. A empresa distribuiu uma semente especial no formato de papel/árvore, que proporcionou aos alunos uma experiência de plantio e cuidado em casa, incentivando a preservação do meio ambiente.
Segundo Alice Araújo Santos, Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Antônio Dias, “os alunos ficaram satisfeitos e encantados. Todas as tendas trouxeram novidades e aprendizagem em diversas áreas. Esse projeto é muito rico para ajudar na aprendizagem da leitura pois veio recheado de jogos e brincadeiras, criando assim um momento lúdico e prazeroso”.
Ela acrescentou que “eventos como a Tenda Literária tem impacto no dia a dia dos alunos. Trazer a leitura de forma didática e divertida é uma abordagem muito interessante para o desenvolvimento do gostar de ler. Eles aprendem brincando e levam essa experiência positiva também para casa, estimulando a leitura em família. É uma rede de aprendizado que beneficia a todos”.
Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções, falou sobre o evento. “Foram dois dias intensos de atividades com foco no incentivo à leitura e na preservação do meio ambiente. Tivemos diversas atrações e o nosso Cantinho da Leitura se destacou com a presença das crianças e o interesse delas pela leitura e pelos livros. Isso é reflexo da edição anterior realizada no ano passado. Eles já conheciam e estavam animados para ter esse momento novamente. Foi incrível!”, finalizou.
Tenda na Praça
Entre as atrações, o público assistiu aos espetáculos “Show da Ariela” e “O Incrível Mar de Livros”, com a personagem Ariela sendo interpretada pela atriz Mari Antonaci e seu primo Dado, vivido pelo músico Douglas Netto. Nas histórias eles vivem aventuras baseadas em livros infantis, com muita interação com as crianças, que fazem parte dos espetáculos. As peças são realizadas pela DaMa Espaço Cultural, de Timóteo. Acessível, os espetáculos contaram com intérpretes de Libras.
Além da Bemisa, o Instituto Amarelo também participou do evento com foco nas questões ambientais levando jogos feitos de madeira reaproveitada, estimulando além da preservação do meio ambiente a atenção e coordenação motora nas crianças. Quem também trabalhou a cognição e atenção foi a Kombixadrez, que levou um tabuleiro gigante para a diversão de todos.
O Grupo Historiarte ensinou sobre reciclagem de materiais do dia a dia, construindo brinquedos como pião, pia de mão e jogo da velha, além de pulseiras, colares e faixas de cabeça. O Cantinho da Leitura teve muita contação de histórias com as autoras de livros infantis Nena de Castro e Nancy Nogueira, que deram vida às personagens contadoras de histórias Jujuba e Palhaça Pituxa, respectivamente.
O personagem temático do evento Alfa, interpretado pelo artista Filipe Fernandes, divertiu e orientou as crianças nas atividades. Também foram feitas brincadeiras antigas como forma de interação entre família.