30/10/2024
11:21

Atlético vai à oitava final continental na história do clube; relembre < No Ataque

Arana e Deyverson comemoram classificação do Atlético para final da Libertadores (foto: JUAN MABROMATA / AFP)

O Atlético disputará a final de um torneio continental pela oitava vez em sua história. O clube garantiu a ida à decisão da Copa Libertadores desta temporada nessa terça-feira (29/10), com o empate por 0 a 0 com o River Plate-ARG, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina.

A equipe mineira venceu na ida por 3 a 0 e por isso se classificou. Além dos argentinos, o alvinegro eliminou o Fluminense nas quartas de final e o San Lorenzo-ARG nas oitavas de final.

O Galo volta a disputar uma final continental após 10 anos. A última vez foi na Recopa Sul-Americana de 2014, quando venceu o Lanús-ARG pelo placar agregado de 5 a 3.

Já a última classificação à decisão da Libertadores foi um ano antes, em 2013. Na oportunidade, o Atlético perdeu por 2 a 0 para o Olimpia-PAR na ida, no Paraguai, mas venceu na volta pelo mesmo placar e levantou a taça após vitória nos pênaltis no Mineirão.

Campanhas importantes na década de 1990

O primeiro título continental na história do Atlético foi em 1992, quando o time conquistou a Copa Conmebol. Curiosamente, o time também enfrentou o Olimpia na decisão, mas teve jogos um pouco mais “tranquilos” com a vitória por 2 a 0 na ida, em Belo Horizonte, e derrota por 1 a 0 na volta, no Paraguai.

No ano seguinte, o Galo foi à final da Copa Ouro, competição que contou com a participação dos atuais campeões da Libertadores, da Supercopa Libertadores, da Copa Conmebol e da Copa Master.

O time enfrentou o Boca Juniors na decisão após bater o Cruzeiro na semifinal. Após o empate sem gols no primeiro jogo, o alvinegro foi derrotado por 1 a 0 em La Bombonera e ficou com o primeiro vice continental.

Vices e bicampeonato da Conmebol

O Atlético voltou a sofrer com uma equipe argentina dois anos depois, mas desta vez de forma mais dramática. Após golear o Rosario Central por 4 a 0 no Mineirão, não segurou a pressão na Argentina e foi derrotado pelo mesmo placar. Nos pênaltis, melhor para os “hermanos”.

O clube mineiro voltaria a disputar a taça de uma competição continental na temporada seguinte: a Copa Master Conmebol, torneio disputado uma única vez e que contou com os quatro primeiros campeões da Copa Conmebol.

O adversário na semifinal foi o mesmo do “trauma” do ano anterior: o Rosario Central. Desta vez, o Galo bateu os argentinos nos pênaltis, mas foi derrotado pelo São Paulo por 3 a 0 na final.

Por fim, em 1997 o Atlético voltou à decisão da Copa Conmebol. Diante do Lanús, teve vitória tranquila por 4 a 1 na ida e empatou por 1 a 1 no empate, conquistando assim o bicampeonato do torneio.

Ou seja, em sete finais disputadas, o Galo venceu quatro e perdeu as outras três.

Finais continentais disputadas pelo Atlético

  • Copa Conmebol: 1992, 1995 e 1997 (3)
  • Copa Ouro: 1993 (1)
  • Copa Master Conmebol: 1996 (1)
  • Copa Libertadores: 2013 e 2024 (2)
  • Recopa Sul-Americana: 2014 (1)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br