30/10/2024
06:20

Milito revela estratégia do Atlético e lista três trunfos que levaram time à final < No Ataque

Milito durante River Plate 0 x 0 Atlético (foto: JUAN MABROMATA / AFP)

O Atlético contou com uma estratégia bem traçada e três trunfos para eliminar o River Plate com o empate por 0 a 0 nessa terça-feira (29/10) e ir à final da Copa Libertadores. Essa foi a análise do técnico Gabriel Milito, após a partida no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

O Galo foi à Argentina com uma bela vantagem depois de vencer o jogo de ida por 3 a 0, na Arena MRV. Com isso, o treinador alvinegro já esperava uma pressão dos Millionarios, o que exigiu um bom comportamento defensivo da equipe.  

“Sabíamos que River teria a iniciativa do jogo e seria muito agressivo no ataque, para tentar marcar um gol que os dessem a possibilidade de diminuir a vantagem que teríamos. Era indispensável defendermos bem coletivamente e individualmente, e creio que fizemos muito bem”, analisou.

Apesar de o Atlético ter se classificado, Milito não ficou totalmente satisfeito com o desempenho da equipe. Ele gostaria que tivesse mais posse de bola, mas ressaltou as oportunidades criadas ao longo da partida.

“O River é uma equipe que pressiona muito quando joga em casa, mas estávamos preparados para isso. Nos faltou ter posses de bola mais longas para atacar melhor, mas é uma semifinal, River pressiona muito bem, não nos deixou (jogar). Ainda assim, Deyverson e Scarpa tiveram situações muito claras”, afirmou.

Trunfos diante do River

Para Milito, três características do time do Atlético ajudaram na classificação: personalidade, caráter e a força mental. Alinhando isso à estratégia mais defensiva, o time demonstrou força para segurar o River empurrado por mais de 80 mil torcedores no Monumental.

“E aí apareceu a personalidade, caráter e a força mental de toda a equipe. Começando do Everson até o Hulk. Nos comprometemos defensivamente para tentar manter esse 0 a 0. Era tentar, com o espaço do tempo, contra-ataques para poder marcar um gol. Esse foi o jogo”, disse.

“Estou muito contente mais uma vez com o jogo de todos os jogadores, a personalidade que mostraram, o nível, e muito feliz de poder chegar à final tão sonhada por nós. Agora, logicamente estamos com a emoção à flor da pele por termos conseguido, mas jogar todos os jogos da temporada não é facil”, prosseguiu.

Por fim, o treinador argentino valorizou o fato de o Atlético ter disputado todos os jogos das competições que disputou nesta temporada. O time, inclusive, inicia a final da Copa do Brasil contra o Flamengo no domingo, às 16h, no Maracanã.

“Nos propusemos a fazer dois meses atrás. Sabíamos que caminho seria muito duro, mas teríamos que tentar, porque tínhamos jogadores para isso. Para isso trabalhamos e, por sorte, hoje conseguimos nosso sonho. Agora, queremos ir pela glória de verdade”, finalizou Milito.

Agora, o Atlético aguarda o vencer de Peñarol x Botafogo para saber o adversário na final da Libertadores. A decisão está marcada para 30 de novembro, no sábado, no Monumental de Nuñez. 

Confira a matéria completa em: noataque.com.br