22/11/2024
07:30

onde assistir, horário e escalações na Libertadores < No Ataque

Borja e Hulk são as grandes esperanças de gols de River e Atlético (foto: GLEDSTON TAVARES / AFP e Pedro Souza/Atlético)

A noite desta terça-feira (29/10) deve ser fria em Buenos Aires, mas o “calor” tem endereço certo: Avenida Presidente Figueroa Alcorta, 7597 – localização exata do Estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate na capital argentina. Em busca de uma vaga na final da Copa Libertadores, o Atlético tem a missão de sustentar a vantagem significativa que construiu na semifinal do principal torneio do continente a partir das 21h30. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre a grande decisão: onde assistir, escalações, declarações dos principais personagens e muito mais.

No jogo de ida, melhor para o Galo, que foi eficiente para aproveitar as oportunidades que criou e venceu por 3 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte. O resultado da terça-feira passada (22/10) exige que o River ganhe por quatro gols de diferença para avançar à final – ou por três para levar a disputa aos pênaltis.

Em Buenos Aires, a reportagem ouviu diversos torcedores dos “Millonarios”. Os apaixonados pelo clube alvirrubro reconhecem a dificuldade do cenário, mas apostam na experiência do técnico Marcelo Gallardo para tentar sufocar o Atlético no Monumental.

A casa do River, por sinal, promete estar “pulsante”. Há vários anos, os torcedores do clube lotam o estádio em todas as partidas com cerca de 85 mil “fiéis”.

Por outro lado, a capital argentina também se vê “tomada” por torcedores do Atlético. A expectativa é de que mais de 3 mil alvinegros compareçam ao Monumental para apoiar o Galo rumo à classificação.

O clima do lado preto e branco, é claro, não poderia ser melhor. Torcedores do consulado do Atlético em Buenos Aires (Galo Hermano) organizaram encontros nos últimos dias e demonstraram toda a confiança para que o time avance à final continental.


Fernanda Caetano, Rafael Vieira, Paulo Botelho e Felipe de Paula Vieira estão em Buenos Aires para acomapanhar o Atlético | Foto: Lucas Bretas/No Ataque

“Não tem como falar outra coisa, a confiança está alta. Mas vamos manter os pés no chão, com calma. Os primeiros minutos vão ser difíceis, mas a esperança está grande”, disse, otimista, o atleticano Rafael Vieira, que está em Buenos Aires para acompanhar a partida.

“Também acho que vai ser um jogo difícil, principalmente pela torcida que praticamente joga junto com eles, mas estou confiante demais”, corroborou Felipe de Paula Vieira.

Momentos e invencibilidades de River e Atlético

Focados no torneio continental, River e Atlético utilizaram times reservas e não conseguiram os três pontos nos campeonatos nacionais neste fim de semana. Los Millonarios ficaram no empate por 0 a 0 com o Defensa Y Justiça no Estádio Norberto Tito Tomaghello, na sexta-feira, enquanto o Galo perdeu por 3 a 1 para o Internacional na Arena MRV, no sábado.

Apesar disso, cada clube ostenta uma longa invencibilidade na Libertadores. O alvinegro não perde para times argentinos na competição há 14 jogos. Já o River vem de 13 partidas sem derrotas como mandante. 

Em busca do bi

O Galo tenta voltar à decisão da Libertadores após 11 anos. Em 2013, o clube mineiro fez história ao superar o Olimpia-PAR nos pênaltis e conquistar a taça mais importante da América do Sul pela primeira vez.

Já o River Plate é tetracampeão da “Glória Eterna” e sonha com o terceiro título da competição sob o comando de Gallardo. Os Millonarios ficaram com o caneco em 1986, 1996, 2015 e 2018 – os dois últimos já com o atual treinador.

River Plate x Atlético: onde assistir ao vivo

O duelo de volta da semifinal da Copa Libertadores terá transmissão na TV fechada e por serviço de assinatura na internet (streaming).

River Plate x Atlético: escalações

O No Ataque traz, a seguir, as escalações para o embate pela semifinal da Copa Libertadores. Saiba quem inicia jogando na Arena MRV.

River Plate

Insatisfeito com o desempenho do time na ida, o técnico Marcelo Gallardo deverá fazer mudanças na escalação. Há diversas possibilidades em termos de características e até mesmo formações táticas.

O lateral-esquerdo Acuña foi cortado de última hora na Arena MRV devido a uma tendinite na coxa esquerda e segue como dúvida. Caso não possa atuar, será substituído novamente por Enzo Díaz.

Técnico Marcelo Gallardo, do River Plate - (foto: Luis Robayo/AFP)
Técnico Marcelo Gallardo, do River Plate(foto: Luis Robayo/AFP)

Existe um consenso na imprensa argentina: Gallardo abrirá mão dos três zagueiros. A maior dúvida neste cenário é se o treinador optará por quatro meio-campistas ou três atacantes.

Além disso, ainda há a briga por questões técnicas. Simón e Meza disputam uma vaga no setor mais recuado do meio de campo, enquanto Lanzini é o favorito para entrar no lugar de Nacho Fernández como meia mais ofensivo.

  • Escalação do River Plate: Armani; Fabricio Bustos, Pezzella, Pirez (Paulo Díaz) e Acuña (Enzo Díaz); Simón (Meza), Kranevitter, Lanzini (Nacho Fernández); Solari (Meza), Colidio e Borja
  • Pendurados do River Plate: Armani e Borja
  • Desfalques do River Plate: Santiago Beltrán (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Agustín Sant’Anna (acúmulo de líquido no joelho direito) e Rodrigo Aliendro (luxação no ombro esquerdo)

Atlético

O Atlético deverá manter a escalação do jogo de ida. No entanto, é possível que o técnico Gabriel Milito faça mudanças para deixar o time mais seguro defensivamente.

Diante disso, o volante Otávio pode ser acionado na vaga de Vera, que é um pouco mais ofensivo, ou de Alan Franco, pendurado. Grande estrela na vitória que deu vantagem ao Atlético, o atacante Deyverson também pode perder lugar no time titular.

Caso opte por isso, Milito pode escalar Rubens e puxar Arana para o meio de campo ou até mesmo três volantes, com a entrada de Otávio e a manutenção dos outros dois.

Grande novidade entre os relacionados, Zaracho deverá ficar no banco de reservas. O meio-campista argentino se recuperou de uma cirurgia para correção de hérnia do esporte na região inguinal.

Deyverson comemora um dos gols marcados na vitória do Atlético sobre o River Plate - (foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
Deyverson comemora um dos gols marcados na vitória do Atlético sobre o River Plate(foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
  • Escalação do Atlético: Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Otávio), Alan Franco (Otávio) e Gustavo Scarpa; Hulk, Paulinho e Deyverson (Rubens ou Otávio)
  • Pendurado do Atlético: Alan Franco
  • Desfalques do Atlético: Bernard (ruptura do ligamento colateral medial do joelho direito) e Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito)

River Plate x Atlético: os personagens

  • Marcelo Gallardo, técnico do River Plate: “Nada é impossível, temos que fazer um jogo perfeito em Buenos Aires. Temos que refletir e fazer o contrário no próximo jogo. O jogo de ida é uma demonstração clara de que se não fizermos o jogo perfeito em Buenos Aires isso irá nos custar muito caro. Temos que mudar as coisas mentalmente e também do ponto de vista futebolístico”
  • Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Sem dúvidas, nós temos uma maneira de jogar e não vamos mudar. Tentaremos desenvolver o nosso jogo, realizar uma boa partida, ser muito, muito competitivos, valentes, jogar com muita personalidade. São todos aspectos que os jogadores sabem, que eu sei, porque já joguei várias vezes contra o River no campo deles, e o mais recomendado não é defender e ficar só atrás. Temos que ser nós mesmos, tentar jogar como habitualmente a equipe faz e ver se podemos, desta forma, dominar o jogo. Vamos com esta intenção”
  • Fausto Vera, volante do Atlético: “O resultado que conseguimos na nossa casa foi importante, mas agora só estamos pensando no jogo de amanhã, jogar da mesma maneira, sem relaxar a intensidade e sem conceder nada para o rival. Sabemos do tamanho do estádio do River, a torcida também é certeza que irá lotar o estádio como nós fizemos na nossa Arena. Será um jogo muito bom, disputado, e se espera que seja uma final. Irá muita gente, mas estamos acostumados. Nosso estádio está sempre cheio, o futebol brasileiro é super competitivo, os estádios têm capacidade para muitas pessoas também. Chegamos preparados e com muita gana de jogar amanhã”

River Plate x Atlético: arbitragem

  • Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
  • Assistentes: John A. León (Colômbia) e Richard Ortiz (Colômbia)
  • VAR: Carlos Orbe (Equador)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br