O atacante Yuri Alberto foi o protagonista do Corinthians no empate por 2 a 2 com o Racing, nesta quinta-feira (24/10), na Neo Química Arena, pela partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O camisa 9 fez dois gols na noite chuvosa em São Paulo.
O primeiro gol de Yuri, aos 10 minutos da etapa inicial, saiu a partir de jogada de Memphis Depay. O holandês prendeu a bola perto da meia-lua, livrou-se da marcação e deu passe preciso para o centroavante, que finalizou no alto na saída de Gabriel Arias.
Aos 32, Alberto voltou a brilhar, dessa vez em lance individual. Ele recebeu a bola no lado esquerdo, conduziu para o meio e chutou no canto do goleiro do Racing.
Assista aos gols
Vice-artilheiro do Brasil
Com os dois gols de hoje, Yuri Alberto chegou a 23 em 50 jogos e virou vice-artilheiro do futebol brasileiro em 2024 – empatado com Juan Martín Lucero, do Fortaleza, e Anselmo Ramon, do CRB.
Além dos oito gols na Sul-Americana, o atacante soma oito no Brasileirão (23 jogos), dois na Copa do Brasil (sete jogos) e cinco no Campeonato Paulista (11 jogos).
O líder do ranking é Pedro, do Flamengo, ausente dos gramados desde o início de setembro por causa de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O atleta rubro-negro tem 30 gols em 43 jogos.
Confira o top 5 dos artilheiros do Brasil
- Pedro (Flamengo) – 30 gols em 43 jogos
- Yuri Alberto (Corinthians) – 23 gols em 50 jogos
- Lucero (Fortaleza) – 23 gols em 55 jogos
- Anselmo Ramon (CRB) – 23 gols em 58 jogos
- Mastriani (Athletico-PR e América) – 22 gols em 48 jogos
As estatísticas do site OGol englobam 49 competições, entre as quais as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, os torneios internacionais (Libertadores, Sul-Americana, Recopa e Mundial), a Copa do Brasil, as copas regionais (Nordeste e Verde), a primeira divisão dos estaduais e as copas estaduais.
Yuri Alberto no Corinthians
O Corinthians contratou Yuri Alberto em junho de 2022, inicialmente por empréstimo. Em janeiro de 2023, o clube acertou a permanência do atleta por meio de uma complexa negociação com o Zenit, da Rússia.
O Timão cedeu ao Zenit percentuais dos direitos econômicos dos jogadores Ivan, Du Queiroz e Robert Renan, bem como desconto na transferência de Gustavo Mantuan e preferência na aquisição de Pedro.
Desde que chegou ao Corinthians, Yuri disputou 141 jogos, anotou 49 gols e deu 15 assistências. O vínculo entre o clube paulista e o centroavante de 23 anos termina em dezembro de 2027.
Semifinal da Sul-Americana
O jogo de volta da semifinal da Sul-Americana será na quinta-feira (31), às 21h30, no “El Cilindro”, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires. O Corinthians precisa ganhar do Racing na Argentina para avançar à decisão do torneio continental.
O time que se classificar pegará Lanús ou Cruzeiro na briga pelo título da Sula. O primeiro duelo, no Mineirão, ficou empatado por 1 a 1. A volta será no Estádio Ciudad de Lanús, conhecido como La Fortaleza, às 19h da próxima quarta (30).
Decisão
Os finalistas da Copa Sul-Americana medem forças em partida única no dia 23 de novembro (sábado), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai. O campeão garante vaga na Copa Libertadores de 2025.
Campeonato Brasileiro
Se na Sula o Corinthians vai bem, no Brasileirão o time corre risco de rebaixamento. Antes do reencontro com o Racing, haverá compromisso importante pela 31ª rodada da Série A, diante do Cuiabá, às 19h de segunda-feira (28), na Arena Pantanal.
O Timão está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, em 17º lugar, com 32 pontos – em desvantagem nos critérios de desempate para o Vitória, 16º colocado. O Cuiabá também ocupa o Z4, em 19º, com 27 pontos.
A notícia Corinthians: Yuri Alberto vira vice-artilheiro do futebol brasileiro em 2024 foi publicada primeiro no No Ataque por Rafael Arruda