No ano passado, evento atraiu mais de 10 mil pessoas ao Ipatingão
Será neste sábado (26 de outubro), no estacionamento junto ao hall de entrada do estádio Ipatingão, a 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro, promovida pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Alunos e professores de 47 escolas da rede municipal e dos cinco polos de Educação Integral de Ipatinga, incluindo o Centro de Atendimento Multidisciplinar (Cenam), participarão do evento, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
A Feira é considerada a maior do Estado no âmbito da educação empreendedora. Serão 53 estandes com projetos temáticos desenvolvidos ao longo do ano pelos estudantes, com base no Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae.
A secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, ressalta que o município é referência na educação empreendedora e que o sucesso da feira é mais uma prova disso. “A Feira consolida Ipatinga como um modelo de inovação no ensino empreendedor em Minas Gerais. As escolas estão vivenciando uma transformação em suas práticas pedagógicas e observamos educadores e alunos cada vez mais autônomos e empenhados em levar para o evento projetos cada vez mais impactantes”, acentuou.
Estrutura
O evento vai contar com praça de alimentação e espaço kids com brinquedos e atividades de recreação. Os visitantes poderão doar alimentos não perecíveis destinados ao Banco de Alimentos do município.
Destaques
Entre os destaques da Feira estão os projetos do Polo de Educação Integral Escola do Futuro focados na gamificação. Para estimular os comportamentos empreendedores na educação infantil, que abrange crianças de 0 a 5 anos, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Salvelino Liu de Oliveira Barbosa, no distrito de Barra Alegre, criou o projeto “Amigos Imaginários”, que busca descobrir e materializar os pensamentos das crianças por meio de desenhos transformados em pelúcia para brincar, dormir e ser companhia.
Por meio da linguagem das mídias sociais, a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Ideal, busca incentivar nos alunos o hábito da leitura com o projeto “Spoiler Literário”. Os estudantes foram orientados a produzir conteúdos diversos em formato de vídeos, stories, poemas e fotos.
Educação Empreendedora em Ipatinga
Em Ipatinga, a Educação Empreendedora foi implementada por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). O objetivo é capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal, com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental e como grade curricular na Educação Integral.
Além disso, toda a bagagem adquirida desde 2022 vem conduzindo as escolas em uma jornada que incluiu o desenvolvimento dos projetos, as feiras de educação empreendedora e premiações concedidas ao município.
Em 2023, Ipatinga venceu o Prêmio Educador Transformador 2023, que valoriza professores que aplicam metodologias empreendedoras em sala de aula. Nos anos de 2021 e 2022, o município foi reconhecido em duas edições seguidas do Prêmio Cidades Inteligentes, na categoria Educação Empreendedora, pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade pela Ucepai – Unidade Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral.
Serviço:
3ª Feira Empreendedores do Futuro Ipatinga
Data: 26/10/2024, sábado
Local: Estacionamento junto ao hall de entrada do Estádio Municipal João Lamego Netto, o Ipatingão
Horário: 9h às 16h