Adversário do Atlético na semifinal da Copa Libertadores, o River Plate errou o nome do novo estádio alvinegro nas redes sociais e na flâmula que será trocada entre os capitães antes da partida em Belo Horizonte. O clube argentino chamou a Arena MRV de “Estádio Presidente Elias Kalil”.
Em publicação no X (antigo Twitter), o River Plate utilizou um emoji de localização e escreveu “Estadio Presidente Elías Kalil”. Em seguida, destacou: “Vestiário preparado”.
Em outra publicação, foi possível observar a flâmula que será entregue pelo capitão do River Plate ao time mineiro. O objeto contém escudos dos dois clubes e também destaca o “Estadio Presidente Elías Kalil” como local do confronto.
A polêmica relacionada ao nome do estádio do Atlético
Em novembro de 2017, o Conselho Deliberativo aprovou homenagem a Elias Kalil, que presidiu o Atlético entre 1980 e 1985. O pai de Alexandre Kalil, outro histórico mandatário do Galo, daria nome oficial ao novo estádio do clube na capital mineira.
Os bastidores políticos do Atlético, no entanto, causaram reviravolta na situação. Atrito político da atual gestão alvinegra, Alexandre Kalil solicitou, em novembro de 2022, que o nome do pai fosse retirado do estádio.
Em reunião realizada em 21 de novembro daquele ano, os 227 conselheiros presentes aprovaram a revogação da decisão. Naquela altura, Kalil chegou a ser vaiado enquanto se manifestava na sede do clube no Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.
“Eu quero avisar o seguinte. Eu não quero o nome do meu pai no estádio. Essa ação entre amigos nunca deu certo. Eu tenho 50 anos disso aqui. Ação entre amigos aqui nunca deu certo. O final disso vai ser muito triste, é uma SAF que vai para a Justiça.”
Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético, em novembro de 2022
A princípio, uma comissão especial com 10 conselheiros seria criada para formular um procedimento para a escolha do novo nome. Apesar disso, o assunto não se desenvolveu, e o estádio acabou por se popularizar como Arena MRV.
Atlético x River Plate na Libertadores
O Atlético receberá o River Plate a partir das 21h30 desta terça-feira (22/10), na Arena MRV. A bola rolará em jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores.
O duelo decisivo de volta será disputado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A partida terá início às 21h30 da próxima terça-feira (29/10).