Depois de aproximadamente duas semanas sem entrar em campo, devido à Data Fifa, o Cruzeiro volta a campo nesta sexta-feira (18/10) para um duelo direto pelo Brasileirão. A partir das 21h30, a Raposa recebe o Bahia, no Mineirão, com a promessa de um time com mais ‘cara’ de Fernando Diniz.
Sem tempo hábil para implementar por completo sua filosofia de jogo, o técnico já comandou a equipe em três partidas e não obteve vitórias: empatou com Libertad e Vasco e perdeu para o Fluminense. Agora, o profissional pôde conhecer mais o elenco e vice-versa.
Apesar de parte do pensamento do clube estar nas semifinais da Copa Sul-Americana, que se iniciam na próxima semana, o embate nacional recebe a devida importância porque passa por um dos principais objetivos da temporada: se classificar para a Libertadores. Enquanto o Bahia é o 7º colocado, com 45 pontos, o Cruzeiro está em 8º, com dois a menos.
Time
Diniz tem algumas baixas para pegar o Esquadrão de Aço. O meio-campista Matheus Henrique, que se tornou uma das principais peças do time, lesionou o músculo do quadril e ficará de molho por um tempo. Com isso, Walace deverá retomar a titularidade.
Outro que fica de fora é o atacante Lautaro Díaz, afastado dos treinamentos normais para aperfeiçoar a forma física. Assim, Álvaro Barreal é cotado para ser escalado entre os 11 iniciais no Gigante da Pampulha.
Bahia
Vindo de derrota em casa por 2 a 0 para o Flamengo, o time comandado pelo ex-goleiro Rogério Ceni terá desfalques e retornos. O volante Rezende ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda; além dele, o também meio-campista Caio Alexandre e o lateral-direito Santiago Arias estão suspensos por terceiro cartão amarelo.
Por outro lado, o volante Nicolás Acevedo e o atacante Biel voltam a atuar após superarem problemas físicos. E o grande destaque é o meia-atacante Everton Ribeiro, que poderá reencontrar a China Azul em Belo Horizonte depois de cumprir punição em Salvador.
O quê: Cruzeiro x Bahia
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: sexta-feira, 18 de outubro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba (João Marcelo) e Marlon; Walace, Lucas Romero e Matheus Pereira; Gabriel Veron, Álvaro Barreal e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Provável Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Yago Felipe (Nicolás Acevedo), Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE). VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Transmissão: sportv e Premiere