O América desperdiçou grande chance de entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe precisava da vitória para ao menos ‘dormir’ na zona de classificação, mas apenas empatou com o Goiás por 2 a 2, nesta quinta-feira (17/10), no Independência, pela 32ª rodada. Breno Herculano marcou os dois do esmeraldino, enquanto Brenner anotou os gols do Coelho.
Com o resultado, o Coelho fica momentaneamente em sexto, com 49 pontos – um de distância para o Mirassol, que ainda vai entrar em campo. A equipe mineira pode ser ultrapassada por Ceará (7º, com 48) e Operário (8º, com 46). Já o Goiás, praticamente sem chance de acesso, está em 11°, com 42.
O Coelho esteve atrás no placar duas vezes, mas buscou a igualdade e viveu momentos distintos no Horto. Com um primeiro tempo abaixo da média, o alviverde mineiro sofreu com o Goiás, que foi eficiente – aproveitou bem as chances e deixou os donos da casa desorganizados.
O cenário mudou no segundo tempo – fruto das mudanças acertadas de Lisca, que trouxeram mais fôlego e velocidade nas tentativas. O time tomou gás e foi insistente, mas perdeu muitas chances. As diversas oportunidases desperdiçadas poderiam ter custado mais caro, já que, aos 42 minutos, o Goiás fez o terceiro gol. Contudo, o árbitro Caio Max Augusto Vieira anulou o lance pelo fato de a bola ter desviado em seu pé.
Ao término da partida, a torcida americana ensaiou algumas vaias, mas elas não tomaram força.
Próximos jogos
O América volta a campo para enfrentar o Operário-PR, na quarta-feira (23/10), às 21h30, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná, pela 33ª rodada da Série B.
Já o Goiás encara a Chapecoense, na segunda-feira (21/10), às 20h, na Arena Condá, em Chapecó (SC)
O jogo
O jogo começou com pouca emoção. O América foi o primeiro a arriscar, mas de longe, com Adyson – a bola passou por cima do gol. O Goiás foi melhor na armação das jogadas e garantiu maior posse de bola. E os visitantes mostraram efetividade. A primeira chance já foi convertida.
O lateral-direito Diego conduziu pela linha de fundo e fez cruzamento na medida. Na área, Breno Herculano se antecipou à marcação, esticou a perna direita no alto e mandou no canto oposto de Elias: 1 a 0.
O América tentou responder e investiu nos cruzamentos para a área. Contudo, o time parecia desorganizado e até mesmo nervoso – as tentativas não surtiram efeito.
Com poucos homens na linha de frente, a marcação do Goiás sobressaiu quando as bolas não acabavam desperdiçadas na linha de fundo. O esmeraldino teve outra boa chance, mas parou no travessão.
As melhores oportunidades do alviverde mineiro foram com Brenner. Davó ficou com a bola depois de confusa disputa na meia-lua e cruzou rasteiro, mas o atacante chegou tarde e viu a bola passar rente a trave.
O América insistiu na pressão. Na pequena área, Juninho foi derrubado por Lucas Ribeiro, e o árbitroassinalou o pênalti. Brenner converteu com qualidade na batida: 1 a 1.
Contudo, a animação da torcida durou pouco. Em jogada pelo centro, Breno Herculano recebeu de fora da área e teve tempo para ajeitar de peito e bater forte. A bola quicou e traiu o goleiro Elias: 2 a 1. Na sequência, nova chance, mas essa foi para fora.
Segundo tempo
O América voltou mais ligado no segundo tempo. A equipe retomou a posse e se organizou melhor, principalmente depois das modificações de Lisca. Elizari, Davó e Adyson deram lugar a Moisés, Jacaré e Daniel Júnior. As alterações deram resultado.
Na entrada da área, o time do América avançou na troca de passes, e Moisés encontrou Brenner livre. O atacante cortou para a perna direita e bateu no canto para deixar tudo igual: 2 a 2. Em seguida, Daniel Júnior arriscou de fora da área e deixou a torcida no suspiro.
O Coelho embalou em busca da virada em casa. Os donos da casa pressionaram a saída de bola e fecharam os espaços atrás, impedindo o Goiás interligar boas jogadas. O alviverde mineiro ganhou ainda mais velocidade quando Wallisson deixou o campo para a entrada de Renato Marques.
Foram inúmeras chances – Renato Marques, Daniel Júnior e Vitor Jacaré chegaram perto, mas ficaram no quase. Após falhar na conclusão dos ataques, o América quase saiu derrotado do Horto. Aos 42 minutos, Ángelo Rodríguez recebeu na pequena área e chutou cruzado no canto direito de Elias. Entretanto, o gol foi anulado, pois a bola bateu no árbitro no início da jogada.
AMÉRICA 2 X 2 GOIÁS
América
Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Wallisson (Renato Marques aos 28 do 2T), Elizari (Moisés aos 13 do 2T) e Juninho; Davó (Vitor Jacaré aos 13 do 2T), Adyson (Daniel Júnior aos 13 do 2T) e Brenner (Felipe Amaral aos 41 do 2T). Técnico: Lisca
Goiás
Tadeu; Diego, Lucas Ribeiro, Messias e Sander; Marcão (Edson aos 28 do 2T), Juninho (Jhon Vásquez aos 14 do 2T) e Rafael Gava; Paulo Baya (Welliton aos 14 do 2T), Breno Herculano (Ángelo Rodríguez aos 40 do 2T) e Rildo (Ian Luccas aos 14 do 2T). Técnico: Vagner Mancini
Gols: Breno Herculano aos 11 do 1T e aos 36 do 1T, Brenner aos 33 do 1T e aos 22 do 2T,
Cartões amarelos: Lucas Ribeiro, Marcão, Messias, Ian Luccas (Goiás), Adyson, Juninho (América)
Motivo: 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 17/10/2024 (quinta-feira)
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Público: 3.604
Renda: R$ 36.797,00