16/10/2024
09:22

onde assistir, horário e escalações no Brasileiro < No Ataque

Hércules, do Fortaleza, e Fausto Vera, do Atlético (foto: Leonardo Moreira/Fortaleza e Pedro Souza/Atlético)

De olho nas copas, o Atlético visita o Fortaleza nesta quarta-feira (16/10), às 21h45, na Arena Castelão, em Fortaleza-CE, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do jogo: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, arbitragem e mais.

Curiosamente, os times enfrentaram o mesmo adversário no jogo passado: o Grêmio. O Leão do Pici foi derrotado por 3 a 1 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, enquanto o Galo venceu por 2 a 1 na Arena MRV, em rodada atrasada da Série A.

Com a derrota, o Fortaleza se distanciou um pouco do líder Botafogo, mas segue no G4. O time ocupa a terceira posição, com 55 pontos, enquanto a equipe carioca soma 60 pontos.

O Atlético, por sua vez, segue com campanha irregular no Brasileiro, com um empate, uma derrota e uma vitória nos últimos três jogos. Os resultados deixaram o alvinegro na nona posição, com 40 pontos.

Desafios para o Atlético

O Atlético precisará “superar os números” para vencer o Fortaleza. O primeiro ponto é que a equipe nordestina ostenta o status de melhor mandante do Brasileiro.

O time comandado por Juan Pablo Vojvoda soma 12 vitórias e três empates em seus domínios. O aproveitamento é de impressionantes 86,6%.

Pelo lado mineiro, o Galo ainda não venceu nenhum dos times que ocupam o G4. O alvinegro empatou com o próprio Fortaleza no primeiro turno e perdeu para Palmeiras (2x), Flamengo e Botafogo.

Fortaleza x Atlético: onde assistir ao vivo

A partida pela 30ª rodada do Brasileiro terá transmissão da TV aberta e fechada:

Fortaleza x Atlético: prováveis escalações

Fortaleza

O Leão do Pici chegará descansado para o duelo, já que entrou em campo pela última vez há 11 dias. Vojvoda também conta com uma boa notícia: o retorno do zagueiro Britez, que estava suspenso na rodada passada.

Por outro lado, dois novos jogadores serão ausência por terem levado o terceiro cartão amarelo. 

A principal dúvida é se o atacante Kervin será relacionado. Ele ficou à disposição da Venezuela até essa terça-feira e pode ficar de fora do confronto.

  • Provável escalação do Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Britez, Cardona, Bruno Pacheco; Hércules, Zé Welison, Pochettino; Pikachu, Moisés, Lucero. Técnico: Vojvoda
  • Pendurados do Fortaleza: João Ricardo, Bruno Pacheco, Tinga, Matheus Rossetto, Kervin Andrade, Lucas Sasha, Hércules, Breno Lopes e Renato Kayser
  • Desfalques do Fortaleza: Kuscevic (suspenso) e Mancuso (suspenso), Lucas Sasha (edema na panturrilha direita) e Marinho (estiramento muscular na coxa direita)

Atlético

Focado nas copas, o Atlético terá uma escalação formada praticamente por jogadores reservas. As principais dúvidas são no setor defensivo.

O lateral-direito Saravia, que é muito utilizado pelo técnico Gabriel Milito, pode atuar para ganhar ritmo de jogo, já que voltou recentemente de lesão. 

Caso o argentino fique na reserva, o escolhido deverá ser Mariano. Na zaga, Igor Rabello, Mauricio Lemos e Rômulo disputam duas vagas. Um deles deverá ser improvisado na lateral-esquerda, já que Arana e Rubens estão lesionados.

Além de poupar os titulares, o Atlético tem problemas por lesões e suspensões. Com isso, muitos jovens devem ganhar oportunidade. 

  • Escalação do Atlético: Everson; Saravia (Mariano), Bruno Fuchs, Igor Rabello (Mauricio Lemos) e Rômulo; Fausto Vera, Paulo Vitor, Igor Gomes e Palacios; Alisson e Alan Kardec. Técnico: Gabriel Milito
  • Pendurados do Atlético: Everson, Junior Alonso, Rômulo, Igor Rabello, Mariano, Rubens, Saravia, Igor Gomes e Palacios
  • Desfalques do Atlético: Battaglia (poupado), Lyanco (suspenso), Junior Alonso (convocado pelo Paraguai), Guilherme Arana (lesão na coxa esquerda), Alan Franco (convocado pelo Equador), Zaracho (cirurgia para correção de hérnia do esporte na região inguinal), Bernard (ruptura do ligamento colateral medial do joelho direito), Eduardo Vargas (convocado pelo Chile), Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito), Deyverson (suspenso), Hulk (suspenso), Paulinho (poupado)

Fortaleza x Atlético: os personagens

  • Matheus Rossetto, volante do Fortaleza: “Tivemos esse período de descanso e preparação. Precisávamos disso, porque estávamos em uma sequência de jogos e viagens muito desgastantes. Foi tempo de descansar e ajustar algumas coisas que estávamos alinhando nos jogos e treinamentos. Pecamos em alguns detalhes nas partidas, então alinhamos tudo para esse jogo. O Atlético vem com o time incompleto, mas estamos pensando na gente, independentemente se eles vêm com um time completo ou não. Estamos seguindo o planejamento com o Juan e creio que isso seja o mais importante”
  • Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Temos atletas disponíveis que estão esperando a oportunidade de jogar. E seguramente, agora, terão essa possibilidade. Teremos que pensar, que decidir e ser inteligentes para ir a Fortaleza com a ideia de ganhar. Há jogadores que não poderão viajar, porque estão suspensos, e temos um time incompleto. Além disso, temos os convocados. Estaremos com um time mais reduzido. Quando se tem o time completo, há mais possibilidades de escolher. Mas agora é quando deve aparecer o grupo. Aqueles jogadores que desejam jogar e não têm minutos”

Fortaleza x Atlético: arbitragem

  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)
  • Assistentes: Neuza Inês Back (FIFA-SP) e Michael Stanislau (AB-RS)
  • VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (AB-PE)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br