22/11/2024
06:41

Fabriciano realiza ações de prevenção ao câncer de mama

Fabriciano realiza ações de prevenção ao câncer de mama

Em meio às atividades do Outubro Rosa, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, promove diversas ações para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha, que teve início nos Estados Unidos em 1990 e chegou ao Brasil em 2000, tem como objetivo principal incentivar o rastreamento da doença, especialmente entre mulheres de 50 a 69 anos, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Durante todo o mês, a rede municipal de saúde de Fabriciano realiza diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como palestras, mutirão de preventivo, dentre outras ações com o objetivo de alertar sobre o câncer de mama e outras doenças que acometem as mulheres. 

Cristina Maria Dias Carvalho, referência técnica do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura, destaca que, no município, as UBS oferecem atendimento contínuo, tanto para demandas espontâneas quanto agendadas, relacionadas à requisição de mamografias. O município garante que não há fila de espera para a realização do exame, mantendo o prazo preconizado de rastreamento a cada dois anos.

Para as mulheres que desejam solicitar a mamografia, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde o enfermeiro ou médico requisitará o exame. As requisições são monitoradas e analisadas pelo programa de Saúde da Mulher, que organiza os agendamentos.

Além do câncer de mama, o Outubro Rosa também chama atenção para a prevenção do câncer de colo de útero. Mulheres entre 25 e 64 anos podem realizar o exame preventivo nas UBS, bastando agendar previamente.

Ainda neste mês, haverá uma programação especial para as servidoras municipais, como o agendamento de exame preventivo, no prédio da Secretaria de Saúde, atendendo à educação, à saúde, à assistência social e as servidoras do Paço Municipal. 

Sintomas e Sinais de Alerta

Cristina ressalta que, embora a mamografia seja o método mais eficaz de rastreamento, é importante que as mulheres conheçam seus corpos. Sinais como alterações na pele, secreções mamárias e dores são indicativos que devem ser investigados. “O toque é importante para o autoconhecimento, mas não deve ser considerado como o padrão ouro para diagnóstico, é importante buscar atendimento médico”, explica.

Programação

Ao longo do mês, diversas ações estão programadas em diferentes Unidades Básicas de Saúde:

Amaro Lanari

19/10 – 9h30: Mutirão de Preventivo

24/10 – 9h30: Palestra com Dra. Cátia Cilene (Mastologista) seguida de café da manhã

Recanto Verde

16/10 – 8h30: Palestra com enfermeiras e nutricionista sobre câncer de mama e útero, fatores de risco e prevenção

Mangueiras

15/10 – 8h30: Palestras sobre câncer de mama, prevenção, autoexame e depoimento sobre superação

Floresta

09/10 – 8h: Palestra sobre autocuidado e prevenção de câncer de mama e útero, com participação de nutricionista

11/10 – 8h: Palestra sobre autocuidado e prevenção no projeto “Mexa-se”

Morro do Carmo

15/10 – 13h: Palestra com estudantes de medicina e café compartilhado

Manoel Maia

11/10 – 9h-10h30: Palestras sobre prevenção do câncer de mama e útero, hábitos saudáveis e riscos de alimentos ultraprocessados

Caladão

10/10 – 8h30: Palestras sobre autocuidado, autoexame e coleta de exames com participação de profissionais de saúde

Santa Cruz

16/10 – 7h30: Palestra sobre saúde da mulher e prevenção

17/10 – Mutirão preventivo até as 19h

23/10 – 7h30: Palestra no Polo “Mexa-se”

Confira a matéria completa em: soaquinoticias.com.br