O América vê o cenário cada vez mais ‘apertado’ na Série B do Campeonato Brasileiro. A 31ª rodada não teve um bom desfecho para o alviverde, que viu os adversários ganharem posição e ainda foi empurrado para baixo na tabela. O sonho do acesso parece mais distante – as chances caíram drasticamente em relação aos times que estão no G4.
O empate com o Avaí por 2 a 2, na última sexta-feira (11/10), na Ressacada, não foi um bom resultado para o Coelho. A equipe sonhava com a ‘rodada perfeita’ para zerar a diferença de pontos para o G4. Contudo, precisava vencer e ainda torcer para a derrota de Mirassol ou Sport. O time paulista perdeu e ficou com 50 pontos – se tivesse ganhado do Leão da Ilha, o alviverde também somaria 50.
No entanto, o empate deixou o América com 48 pontos. A pontuação poderia colocar em xeque a posição na tabela – foi o que aconteceu. Na cola, vinham Ceará e Vila Nova, que precisavam de uma vitória para subirem – o Vozão ganhou por 1 a 0 sobre a Ponte Preta e o Vila bateu o Goiás pelo mesmo placar.
Com isso, a equipe goiana chegou a 49, em quinto, enquanto os cearenses somaram 48, em sexto – porque tem duas vitórias a mais do que o América, que caiu para sétimo.
Na 32ª rodada, embora não possa ser ultrapassado – já que o Coritiba, oitavo, soma 44 pontos – o Coelho busca a vitória para manter vivo o sonho do acesso, além de ter que ‘secar’ os demais adversários para diminuir a diferença de pontos e voltar na cola do G4.
Chance de acesso
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América tem 14% de chance de acesso – a sete rodadas do fim do campeonato.
O objetivo do Coelho é somar 65 pontos – para isso, precisa vencer seis dos sete compromissos nesta reta final. O que representa um aproveitamento de 80%. Até então, o Coelho tem aproveitamento de 51%.
A título de comparação, as chances de acesso de Ceará e Vila subiram bastante em função da rodada vencedora – o Vozão chegou a 18,7% e o Vila a 48,6%. Santos e Sport (com um jogo a menos) lideram a tabela de porcentagens – com 93,4% e 90,6% de chance de subir à Série A.
Veja os times que ainda tem alguma chance de acesso
- Santos – 93,4%
- Sport – 90,6%
- Novorizontino – 81,7%
- Vila Nova – 48,6%
- Mirassol – 44,3%
- Ceará – 18,7%
- América – 14%
- Operário – 3,5%
- Coritiba – 1,9%
- Amazonas – 1,5%
- Avaí – 0,95%
- Goiás – 0,90%