24/11/2024
00:06

Desempenho fora de casa é maior adversário do América na briga pelo acesso; veja os cenários

Desempenho fora de casa é maior adversário do América na briga pelo acesso; veja os cenários

Na sétima colocação da série B, o América mantém vivo o sonho de acesso e retorno à primeira divisão do futebol brasileiro em 2025. O Coelho tem, atualmente, 16% de chance de voltar à série A, conforme o Departamento de Matemática da UFMG. No entanto, para conseguir o feito, a equipe comandada por Lisca precisará reverter o desempenho como visitante.

Dos 48 pontos somados pelo América na série B deste ano, apenas 13 foram conquistados fora da Arena Independência. O desempenho como visitante é de apenas 27,08%. Desde o início do campeonato, o clube mineiro só venceu duas partidas fora dos domínios, mesmo número de triunfos alcançados pelo Ituano, 18º colocado e candidato ao rebaixamento.

Até o final da série B, o América terá três partidas fora de casa. O Coelho viaja para enfrentar Operário, Amazonas e Ceará – este último adversário direto na briga pelo retorno à divisão de elite. Considerando o cenário mais otimista, em que o América vence as três partidas, a equipe de Lisca chegaria a cinco triunfos fora de casa, se aproximando do número de vitórias obtidas por Santos, Novorizontino e Sport – os três primeiros colocados da série B.

As equipes venceram os adversários mandantes, até a rodada atual, em seis oportunidades. Caso o América saia vitorioso nas três partidas que vai disputar fora de casa, o Coelho precisaria de duas vitórias como mandante ou uma vitória e dois empates para chegar aos 62 pontos, número que possibilitou o acesso em 2019, 2020 e 2022.

Já em uma campanha mais confortável, além das três vitórias fora de casa, o Coelho precisaria de duas vitórias e um empate nas partidas marcadas para a Arena Independência. Tendo esses resultados, os comandados de Lisca chegariam aos 64 pontos, marca que garante o acesso à primeira divisão desde 2013.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o América, se considerado apenas o desempenho jogando na Arena Independência, seria o terceiro colocado. A equipe soma dez vitórias em casa desde o início da série B.

Probabilidades

Os cálculos da UFMG mostram que o time que chega aos 64 pontos tem 99,27% de chances de retorno à série A, enquanto quem encerra a competição com 62 pontos tem 89,65% de chances de acesso. Na última vez em que subiu para a primeira divisão, em 2020, o América encerrou a série B com 73 pontos e terminou na segunda colocação.

Veja a tabela do América até o final da série B: 

América x Goias – mandante
Operário x América – visitante
América x Sport – mandante 
Amazonas x América – visitante 
América x Ituano – mandante 
Ceará x América – visitante 
América x Brusque – mandante

Confira a matéria completa em: zug.net.br