21/11/2024
18:12

Proposta de concessão do prédio do Hospital de Timóteo recebe pedido de vista nas Comissões

Proposta de concessão do prédio do Hospital de Timóteo recebe pedido de vista nas Comissões

Foto PCReis/JBN – 10.10.2024

TIMÓTEO – As comissões permanentes de Constituição e Justiça, Administração, Direitos Humanos, Saúde, Educação e Orçamento se reuniram na tarde desta quinta-feira (10/10), no Plenário da Câmara Municipal de Timóteo. Destaque para o pedido de vista do vereador Brinnel Tozatti ao Projeto de Lei 4.548, que propõe a proceder a concessão do prédio do hospital e maternidade de Timóteo ao próximo gestor do hospital.  Outro destaque foi a aprovação do Projeto de Lei n° 4.537, que institui o Programa de Prevenção e Atuação Frente ao Assédio Sexual nas escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com o projeto, assinado pelos vereadores Vinícius Bim e Professor Ronaldo, a ideia é promover ações – junto à comunidade escolar – que envolvam o tema assédio sexual, como, por exemplo, a realização de campanhas de conscientização nas escolas que abordem o assunto.

A matéria teve parecer de inconstitucionalidade apresentado pela Procuradoria Geral da Casa Legislativa, por gerar custos para a Administração Municipal e por intervir dentro da Secretaria de Educação. Contudo, o vício foi solucionado com a inclusão de emendas com exclusão de alguns trechos da matéria.

Outra matéria aprovada foi o PL 4.618, que dá denominação de Arena Dona Haydée ao campo de futebol localizado no bairro João XXIII, de autoria do vereador Reygler Max.

Buracos

As comissões aprovaram ainda o PL 4.617, que altera a Lei Municipal 3928/23, que trata da obrigatoriedade de reparação de buracos e valas abertos, manutenção e instalação em postes e torres nas vias públicas em Timóteo, de autoria do Executivo Municipal.

A alteração na lei 3928 está relacionada ao prazo para a recomposição das vias danificadas. A lei prevê que o prazo é de cinco dias, contados a partir do término da obra; já o PL altera esse prazo para cinco dias contados da data de abertura dos buracos e valas.

Conforme a matéria, as empresas, especialmente a Copasa, “tem protelado a conclusão das suas obras, dificultando a fiscalização do cumprimento da norma e causando transtornos para os munícipes que se veem obrigados a desviar dos inúmeros buracos abertos e obras sem previsão de conclusão, além dos inerentes riscos à integridade física e material dos transeuntes”.

Veto

Também foi debatido o veto parcial ao PL 4.600, que prevê a divulgação da quantidade de exames de mamografias realizados pela rede pública municipal de Saúde. O veto foi acatado pela comissão especial, constituída pelos vereadores Beto do Estofamento, Thiago Torres, Adriano Alvarenga, Pastora Sônia Andrade, Brinnel Tozatti e Wladimir Careca.

Vista

O Projeto de Lei 4.548, que autoriza o Executivo Municipal a proceder a concessão de uso do bem público municipal, hospital e maternidade de Timóteo, teve pedido de vista concedido ao vereador Brinnel Tozatti.

Também teve pedido de vista concedido o PL 4.571, que institui o programa “cidade com grama, sem mato, sem lama” em Timóteo. O autor do pedido foi o vereador Beto do Estofamento.

O vereador Vinicius Bim pediu vista, que também foi concedida, ao PL 4.616, que “altera os anexos da Lei 3.991/2024, que dispõe sobre diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária do exercício de 2025 (LDO 2025).

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br