O Itamaraty emitiu um alerta aos brasileiros que estão na área de risco da passagem do furacão Milton, que chegou à Flórida (EUA) na noite dessa quarta-feira (9/10). O órgão recomendou que aqueles que se encontram na região fiquem atentas aos avisos dos governos locais, que orientaram a evacuação de áreas habitadas por 5,5 milhões de pessoas.
Os consulados-gerais em Orlando e Miami também publicaram avisos semelhantes em suas páginas oficiais e mídias sociais. “No estado de Yucatán, no México, também atingido pelo furacão Milton nos dias 7 e 8 de outubro, não houve registro de vítimas,” informou o Itamaraty.
Para emergências envolvendo cidadãos brasileiros, os telefones de plantão dos consulados na região são os seguintes:
Consulado-Geral em Orlando: +1 (321) 387-9716
Consulado-Geral em Miami: +1 (305) 342-6727
O furacão Milton
Ao menos quatro pessoas morreram após dois tornados causados pelo furacão Milton na costa leste do estado da Flórida, informaram as autoridades locais nesta quinta-feira (10). O fenômeno chegou à costa da Flórida às 20h30 (21h30 no horário de Brasília) dessa quarta-feira (9/10), tocando o solo de Siesta Key, perto da cidade de Sarasota, com categoria 3 e ventos de pico de 205 quilômetros por hora.
Algumas horas depois, Milton se enfraqueceu para um furacão de categoria 1, mas alertas sobre o efeito devastador, incluindo inundação repentina, permaneciam ativos.