O árbitro Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS), de 34 anos, será o dono do apito na partida entre Avaí e América pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O juiz, que coleciona participações em competições importantes, como a Série A, Copa do Brasil e Sul-Americana, será auxiliado por Jorge Bernardi e Leirson Martins, ambos do Rio Grande do Sul. A partida entre catarinenses e mineiros será na próxima sexta-feira (11 de outubro), às 21h, na Ressacada.
Para o meio-campista Moisés, do América, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acertou na escalação do trio de arbitragem. Segundo o jogador do Coelho, a escolha por profissionais experientes é fundamental, já que ambas as equipes almejam uma vaga no G-4, grupo que garante acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2025.
“A arbitragem é muito importante, ela entra em campo e comando o jogo. A gente sabe que nesses momentos a pressão é muito grande. Então, se você tem a possibilidade de ter um árbitro mais experiente, isso é vantajoso para ambas as equipes. A tendência é que a experiência possa fazer diferença ao tomar a melhor decisão em um momento de maior pressão”, avaliou o jogador.
Avaí e América se enfrentam visando se aproximar das equipes que ocupam as quatro primeiras posições da tabela. O clube catarinense tem 42 pontos e ocupa a nona posição. O Coelho tem 47 e está em quinto lugar. O G-4 da Série B tem o Novorizontino como líder, com 54, e o Santos em segundo, com 53. O Sport e o Mirassol fecham o grupo, ambos com 50 pontos.
“Esse é um confronto muito importante. Se o América consegue a vitória, se aproxima ainda mais do seu objetivo e acaba complicando um adversário direto. O mesmo se o Avaí vence a partida. Sabemos, então, da importância desse jogo contra um adversário muito qualificado”, destacou Moisés. Ainda segundo o meio-campista do clube mineiro, o duelo deverá ser decidido “nos detalhes”.
“O Enderson (Moreira) conhece muito bem o nosso clube, mas nós também sabemos sobre ele, o estilo de jogo. Será uma partida muito estudada e o detalhe vai fazer a diferença. Precisamos estar atentos o tempo todo”, acrescentou.
Enderson Moreira trabalhou no América em 2016, quando a equipe conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro. O antigo treinador do Coelho vai enfrentar o seu ex-clube pela oitava vez. Enderson tem quatro vitórias, um empate e duas derrotas diante da equipe mineira.
Equipe de arbitragem Avaí x América
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins
VAR: Philip Georg Bennett (RJ)