10/10/2024
10:34

Último Cruzeiro x Bahia no Mineirão livrou clube celeste de vexame histórico < No Ataque

Cruzeiro 3 x 0 Bahia, em 2023 (foto: Staff Images/Cruzeiro)

O Cruzeiro viveu uma das situações mais atípicas de sua história em 2023. Pela primeira vez, a Raposa encerrou o ano com apenas uma vitória no Mineirão. Casa do clube desde 1965, o estádio belo-horizontino sempre foi visto como uma fortaleza celeste, mas foi ponto crítico durante esse período conturbado. O único triunfo da equipe no Gigante da Pampulha foi diante do Bahia, em outubro.

Mesmo com diferentes técnicos e formações, o Cruzeiro não conseguiu render no Mineirão e teve desempenho ruim na última temporada. Por causa de um imbróglio entre a diretoria do clube e a Minas Arena, a Raposa só atuou lá a partir do quinto mês do ano.

De maio até dezembro, o time conseguiu uma vitória, sete empates e cinco derrotas – 25,6% de aproveitamento. Antes de 2023, o pior desempenho do Cruzeiro no Mineirão havia sido o de 2021, quando venceu só sete jogos. Esses foram os únicos dois anos em que a Raposa não bateu a marca de dez vitórias no estádio.

Cruzeiro goleou o Bahia no Mineirão em 2023

O triunfo sobre o Bahia ocorreu em 25 de outubro, em duelo pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. No clube até os dias atuais, o lateral-esquerdo Marlon balançou a rede na partida. Também marcaram gols o zagueiro Kanu (contra) e o atacante Bruno Rodrigues, hoje no Palmeiras.

Zé Ricardo era o técnico do Cruzeiro nessa ocasião. Ele não durou muito no cargo e foi demitido em 12 de novembro, após sequência de resultados ruins na Série A.

O Bahia, por outro lado, já era treinado por Rogério Ceni. O ex-comandante celeste ainda está à frente da equipe soteropolitana e voltará ao Mineirão na semana que vem.

Times que entraram em campo

  • Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Ian Luccas, aos 47 min do 2ºT), Lucas Silva (Nikão, aos 27 min do 2ºT) e Matheus Pereira (Fernando Henrique, aos 47 min do 2ºT); Arthur Gomes (Wesley, aos 34 min do 2ºT) e Bruno Rodrigues
  • Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Raul Gustavo e Camilo Cándido (Matheus Bahia, aos 26 min do 2ºT); Rezende, Yago Felipe (Lucas Mugni, aos 25 min do 2ºT), Thaciano (Acevedo, aos 26 min do 2ºT) e Cauly (Rafael Ratão, aos 38 min do 1ºT); Biel (Ademir, aos 25 min do 2ºT) e Everaldo

Cruzeiro x Bahia voltam a se enfrentar após a Data Fifa

A Raposa enfrenta o Tricolor Baiano no dia 18 de outubro (sexta-feira), a partir das 21h30, no Mineirão, pela 30ª rodada do Brasileirão de 2024.

Na atual temporada, o desempenho do Cruzeiro em casa é positivo. O retrospecto da equipe estrelada é de 13 vitórias, cinco empates e três derrotas em 21 jogos no Gigante da Pampulha.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br