Viralizou nas redes sociais o desempenho de uma atleta gigante, de apenas 17 anos, que “humilhou” as adversárias em sua estreia numa importante competição internacional de basquete.
A imponente atleta chinesa Zhang Ziyu, que tem 2,20m de altura, foi o destaque do país na vitória sobre a Indonésia por 109 a 50 na primeira partida da China na Copa da Ásia Feminina Sub-18 da FIBA 2024.
O jogo foi disputado na última segunda-feira (24/6) no Centro Cultural e Esportivo de Longhua.
Atleta gigante “humilha” adversárias
Em sua primeira apresentação com a equipe nacional, a atleta gigante causou um impacto imediato. Ao sair do banco de reservas, em apenas 13 minutos, ela marcou 19 pontos, além de sete rebotes, duas assistências, dois roubos de bola e três bloqueios.
Por fim, ela terminou com a maior eficiência do jogo, contribuindo para a China marcar 31 pontos.
Haixia Zheng, lembra dela?
A promissora Zhang Ziyu pode se inspirar em outra gigante chinesa que fez história no basquete mundial. A pioneira Haixia Zheng está foi introduzida no Hall da Fama da FIBA em 2021 como reconhecimento por suas suas conquistas na quadra.
A pivô tinha apenas 15 anos quando estourou no cenário mundial na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA em 1983, ajudando a China a conquistar a medalha de bronze, que foi uma das quatro participações na competição. Ela acabou jogando a final de 1994, sem dúvida o seu melhor momento, quando foi coroada MVP do torneio depois de atingir uma média fenomenal de 26 pontos e 13 rebotes por jogo.
Já tendo causado impacto como estrela em ascensão, Zheng se tornou quatro vezes atleta olímpica, conquistando uma medalha de bronze em 1984, quando ainda era adolescente. Oito anos depois, em Barcelona, ela catapultou a China para uma histórica primeira final e conquistou a medalha de prata. Ela também ganhou uma medalha de campeã dos Jogos Asiáticos em 1986.
Zheng ganhou ainda mais fama em 1997, quando deixou a equipe nacional chinesa para seguir carreira na WNBA.
Depois de ser a segunda escolha do draft, ela se transferiu para o Los Angeles Sparks e se tornou a primeira jogadora chinesa a jogar profissionalmente nos Estados Unidos.
A notícia Atleta gigante ‘humilha’ adversárias em competição internacional de basquete foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.