22/11/2024
07:28

Em reunião com Lula, setor automobilístico confirma volta do Salão do Automóvel

Em reunião com Lula, setor automobilístico confirma volta do Salão do Automóvel

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira (8) com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para anunciar “boas notícias” em relação ao setor. “Quando o Márcio pediu essa reunião, ele disse que tinha boas notícias para a indústria do setor automobilístico”, afirmou Lula.

No encontro, por exemplo, o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, confirmou que o Salão do Automóvel vai voltar em 2025, “atendendo a um pedido do presidente Lula”, com o objetivo de incentivar as exportações. A última edição do evento aconteceu em 2018, no Expo São Paulo, na capital paulista.

Além disso, entre as “boas notícias”, Leite apresentou números que mostram aumento na geração de emprego e nos investimentos no setor automobilístico. “Hoje tivemos encontro bastante produtivo, sobre assunto importante para essa vida que é geração de emprego. Aumentamos em 60 mil novos empregos na cadeia do setor automobilístico. Nossos investimentos ultrapassam R$ 130 bilhões”, afirmou.

Segundo ele, neste trimestre, o aumento foi de 20% na produção do setor automobilístico. Nas exportações, o crescimento foi de 40% no mesmo período. “Mostra que a parceria entre a iniciativa pública e privada tem surtido efeito positivo”, destacou.

O presidente da Anfavea afirmou também que a indústria automobilística voltou ao “cenário pré-pandemia”. “Volta mais firme e volta mais verde. O combustível do futuro mostra isso”, apontou, citando a lei do Combustível do Futuro.

Sancionada nesta terça-feira pelo presidente Lula, a legislação prevê um programa de descarbonização do setor de transportes e mobilidade do planeta. A iniciativa, criada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), impulsiona o surgimento de novas indústrias verdes no Brasil.

 

Confira a matéria completa em: zug.net.br