O Cruzeiro tem como principal objetivo na temporada conseguir uma vaga à Copa Libertadores de 2025. Para isso, aposta suas fichas em um caminho mais curto: o título da Copa Sul-Americana. Entretanto, em caso de eliminação na semifinal do mata-mata ou derrota em eventual final, a Raposa precisará garantir sua classificação ao principal torneio do continente via Campeonato Brasileiro.
A reportagem de No Ataque consultou dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para traçar uma projeção para o Cruzeiro através do desempenho no Brasileirão. Originalmente, a competição oferece seis vagas para a Libertadores. A equipe mineira aparece na oitava posição, com 43 pontos – a três do Internacional, sexto colocado.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o clube que alcançar 60 pontos terá probabilidade significativa de terminar a Série A deste ano entre os seis primeiros colocados (92,3%). A reportagem tomou, portanto, esse número como base para o cálculo.
Cálculo do Cruzeiro para ir à Libertadores
A Raposa ainda tem nove compromissos a disputar no Brasileiro. Dessa forma, o Cruzeiro ainda pode somar 27 pontos até o término da competição.
Para atingir 60 pontos, o Cruzeiro precisa somar outros 17. Os números se traduzem em um aproveitamento de 62,96% – percentual bem longe da realidade do time celeste no segundo turno do torneio.
O Cruzeiro é o sexto pior time do returno, com 10 pontos somados em 30 disputados, ficando à frente apenas de Corinthians (10), Atlético-GO (nove), Cuiabá (oito), Bragantino (oito) e Athletico-PR (seis), respectivamente. A campanha mineira se resume em duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas (33% de aproveitamento).
Atualmente, a chance do Cruzeiro em avançar à Libertadores é de 21%, segundo os dados da UFMG após a 29ª rodada.
Os 17 pontos previstos para o Cruzeiro confirmar a vaga na Libertadores exigiriam do time celeste algo como cinco triunfos e dois empates nos nove duelos restantes. Os números podem ser menores em caso de tropeços dos concorrentes diretos na briga pela classificação ao torneio.
Brasileiro pode oferecer mais vagas
A lista de classificados à Libertadores via Brasileiro pode se expandir. Caso Botafogo e Flamengo – clubes com alta probabilidade de encerrar a competição entre os seis primeiros – conquistem a atual edição do torneio internacional e da Copa do Brasil, respectivamente, o G6 pode se transformar em G8. Se só um deles vencer um mata-mata, o cenário se abriria para um G7.
Com o objetivo bem traçado, o Cruzeiro volta a campo apenas no dia 18 de outubro (sexta-feira), às 21h30, para encarar o Bahia, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada. O confronto terá caráter decisivo, visto que o Tricolor de Aço está na sétima posição, com 45 pontos.
A pontuação dos sextos colocados nas últimas 10 edições
Outro dado indica que os 60 pontos devem mesmo bastar para o Cruzeiro terminar no G6. Nas últimas 10 edições do Brasileiro, a pontuação média do sexto colocado foi de 59, com variação entre 56 e 63.
- 2014 – Fluminense: 61 pontos
- 2015 – Sport: 59 pontos
- 2016 – Athletico-PR: 57 pontos
- 2017 – Flamengo: 56 pontos
- 2018 – Atlético: 59 pontos
- 2019 – São Paulo: 63 pontos
- 2020 – Grêmio: 59 pontos
- 2021 – RB Bragantino: 56 pontos
- 2022 – Athletico-PR: 58 pontos
- 2023 – RB Bragantino: 62 pontos