O empate por 2 a 2 com o Vitória, pela 29ª rodada, escancarou uma realidade do Atlético no Campeonato Brasileiro deste ano: a dificuldade de somar pontos contra os times que brigam para escapar do rebaixamento. A partida contra os baianos foi disputada nesse sábado (5/10), na Arena MRV.
Contra o Leão, o Galo chegou a demonstrar que seria diferente. A equipe comandada por Gabriel Milito foi intensa na primeira etapa e abriu 2×0. Na metade final da partida, entretanto, a tônica de outros jogos se repetiu e os visitantes conseguiram a igualdade.
No primeiro turno, o Atlético já havia tropeçado contra o Vitória, que é o 17º colocado da Série A. Em partida disputada no Barradão, pela 10ª rodada, o rubro-negro derrotou o time mineiro por 4 a 2.
Atlético longe do G6
Com o tropeço desse sábado, o Galo seguiu distante do G6 (grupo das equipes que se classificam à Copa Libertadores da próxima temporada). Com 37 pontos e na 10ª colocação, o alvinegro está a nove de distância do Internacional, sexto colocado, que soma 46.
O Atlético, então, deposita as esperanças em outros torneio. A equipe está nas semifinais da Copa do Brasil – venceu o Vasco por 2 a 1 no jogo de ida – e na mesma fase da Copa Libertadores, na qual enfrentará o River Plate.
Atlético perdeu pontos contra times do Z4
O Vitória não foi o único time que luta contra o rebaixamento que tirou pontos do Atlético neste Campeonato Brasileiro. Até o momento, o Galo fez nove jogos (turno e returno) contra os clubes que estão entre a 16ª e 20ª posição da tabela, e só conquistou duas vitórias.
Classificação
- 16 – Fluminense – 30 pontos
- 17 – Vitórias – 29 pontos, oito vitórias
- 18 – Corinthians – 29 pontos, seis vitórias
- 19 – Cuiabá – 26 pontos
- 20 – Atlético-GO – 21 pontos
Desempenho do Atlético
Com exceção do Atlético-GO, que o Galo ainda enfrentará pelo segundo turno, pela 32ª rodada, em 6 de novembro, todos os outros times citados acima já jogaram duas vezes contra o alvinegro neste Campeonato Brasileiro.
O retrospecto do Atlético é de duas vitórias, cinco empates e duas derrotas – aproveitamento de 40,74%. Veja detalhadamente a seguir:
- 1ª rodada – Corinthians 0 x 0 Atlético – 14/4
- 4ª rodada – Cuiabá 0 x 3 Atlético – 27/4
- 5ª rodada – Fluminense 2 x 2 Atlético – 4/5
- 10ª rodada – Vitória 4 x 2 Atlético – 20/6
- 13ª rodada – Atlético 1 x 1 Atlético-GO – 30/6
- 20ª rodada – Atlético 2 x 1 Corinthians – 28/7
- 23ª rodada – Atlético 1 x 1 Cuiabá – 17/8
- 24ª rodada – Atlético 0 x 2 Fluminense – 24/8
- 29ª rodada – Atlético 2 x 2 Vitória – 5/10
Milito reconhece aproveitamento ruim
Técnico do Atlético, Gabriel Milito comentou sobre o desempenho do alvinegro contra as equipes que brigam contra o rebaixamento na Série A.
“Temos perdido muitos pontos, por vários motivos, o que nos coloca na situação em que estamos hoje no Brasileirão. Por quê? Muitas vezes, por motivos diferentes, mas isso de dominar o jogo e ter o resultado favorável, mas depois empatar ou perder é algo que aconteceu com a gente durante o torneio. Pelo menos para mim, isso me gera muita raiva e preocupação”, iniciou o treinador.4
“Me preocupa deixar pontos contra qualquer rival, não apenas os que estão atrás, mas também os que estão à frente. Temos que jogar todo jogo para ganhar. Fiquei muito chateado com a derrota contra o Palmeiras, que está na frente, e fiquei muito chateado hoje com o empate em um jogo que estava totalmente controlado. O que aconteceu não é um bom sinal para nós, mas eu me encarregarei de corrigir esses aspectos.”
Gabriel Milito, técnico do Atlético