O Minas sofreu no duelo com o Mackenzie, mas mostrou qualidade na reta final e garantiu a vaga na final do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei. Após perder dois sets seguidos, o time minas-tenista conseguiu a virada e venceu por 3 sets a 2 (25/15, 20/25, 15/25, 25/21 e 15/6) no início da noite desta sexta-feira (4/10), no Centro de Treinamentos da Prefeitura (antigo Uberlândia Tênis Clube), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Com a classificação para a decisão, o Minas aguardará o vencedor de Praia Clube e Brasília, duelo que será disputado logo na sequência. A final será realizada neste sábado (5/10), às 17h30, no mesmo ginásio, enquanto a disputa de terceiro lugar entre Mackenzie e o perdedor da segunda semifinal será às 15h30.
O jogo
O técnico Nicola Negro escalou o time com Thaisa, Kelly Gomes, Celeste Plak (Pri Daroit), Yonkaira Peña, Kisy, Jenna Gray e Kika. Já o Mackenzie de Gabriel Leite atuou no confronto com Aline, Giulia, Gabiru, Kimberlly, Carla, Fabiola e Sassá.
No primeiro set, o Minas tentou demonstrar a sua força em quadra. Após um início com uma vantagem mais curta, a equipe de Belo Horizonte teve uma grande sequência e abriu 17 a 8, em uma série de pontos que decidiu a primeira parcial. No restante do set, o time apenas administrou a vantagem e fechou com tranquilidade: 25 a 15.
Já a segunda parcial teve uma história completamente diferente. Correndo atrás do placar, o Mackenzie buscou o jogo e, logo no início, abriu uma larga vantagem de cinco pontos: 14 a 9. O Minas não conseguiu voltar a controlar o jogo, e a equipe alvinegra manteve a boa distância até o fim, quando um ace sacramentou a vitória no segundo set: 25 a 20.
Após cada um dos clubes vencer um set, a terceira parcial começou como estava o jogo até então: equilibrado, tanto que o placar esteve em 9 a 9. No entanto, a passagem da experiente Fabíola de 42 anos no saque fez o Mackenzie disparar, levando o placar a 17 a 10. Depois disso, o time apenas controlou e finalizou com facilidade: 25 a 15.
Com a necessidade de vencer para seguir vivo, o Minas se impôs desde o primeiro lance do quarto set. Antes mesmo do placar passar de dez pontos, a equipe de Belo Horizonte já tinha vantagem de cinco pontos e manteve uma boa margem durante toda a parcial. Mesmo com uma tentativa de recuperação do Mackenzie no fim, o Minas conseguiu empatar o jogo ao vencer: 25 a 21.
Após sofrer sustos no terceiro e quarto sets, o Minas não deu brechas ao rival. Com uma atuação sólida desde o início do tie-break, o time minas-tenista não se viu atrás do placar na última parcial e freou o ímpeto do Mackenzie. Desta forma, o Minas venceu e chegou à final do Mineiro: 15 a 6.