REDAÇÃO – Nos últimos dois meses, o Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e quase 50 entidades parceiras, vem percorrendo todo o Estado, colhendo propostas para construir a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O sétimo encontro será no dia 11 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Capital, finalizando a etapa regional das discussões. O evento contemplará as Regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Central e Centro-Oeste na participação do fórum, que já passou por Diamantina, Montes Claros, Viçosa, Lavras, Ipatinga e Uberlândia.
As inscrições são gratuitas e estão abertas no Portal da ALMG até as 15 horas do dia 10/10, ou presencialmente no dia e local do evento, a depender da disponibilidade de vagas.
Clique aqui para fazer sua inscrição
O encontro será no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, localizada na Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, na Pampulha, em Belo Horizonte.
Programação
A programação terá início às 8 horas, com credenciamento dos participantes. A abertura será às 9 horas, seguida de palestras sobre a importância de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e sobre o cenário, as potencialidades e os desafios nessa área.
As discussões serão conduzidas pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e pelo mestre em Ciência Política, Wesley Matheus.
Após as palestras, serão constituídos grupos de trabalho para discussão de propostas baseadas em quatro eixos:
- Estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado
- Desenvolvimento social e qualidade de vida
- Natureza e sociedade
- Cidades inteligentes, sustentáveis e criativas
Próximos passos
Entre os dias 25 e 27 de novembro, haverá a etapa final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência, quando representantes eleitos nos encontros regionais irão analisar e priorizar as propostas para subsidiar o futuro Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Nessa etapa, que acontece na sede do Parlamento Mineiro, em Belo Horizonte, a programação contemplará palestras, atividades em grupo e a plenária final. Ao final, serão eleitos os integrantes do Comitê de Representação, encarregado de acompanhar os desdobramentos do fórum técnico.
Compartilhe em suas redes sociais