Falcão é um dos principais defensores da inserção do futsal no rol de esportes olímpicos. Considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos da modalidade, o ex-ala da Seleção Brasileira deu detalhes sobre o pedido enviado pela Fifa ao Comitê Olímpico Internacional.
Em entrevista à CazéTV, Falcão disse que a entidade máxima do futebol fez a solicitação que também engloba o futebol de areia há cerca de um mês (a divulgação oficial ocorreu somente nessa quinta-feira, 3/10), mas até hoje não recebeu resposta. Ele ainda explicou que um dos principais empecilhos seria o aumento substancial no número de atletas na Olimpíada.
“O pedido foi encaminhado, não obteve resposta. A grande dificuldade é que O COI trabalha com 10.500 atletas. Para o futsal, entrariam 400 ou 500 pessoas entre atletas e comissão técnica. Teria que sair um esporte coletivo. E os esportes coletivos na Olimpíada são consolidados. É diferente, por exemplo: ‘ah, o breaking entrou e não deu certo, vai sair o breaking e entrar o futsal’. Não, o breaking é esporte individual. E futsal é esporte coletivo”.
Falcão, ex-jogador de futsal
Apesar dessa dificuldade, Falcão espera que haja insistência na tentativa de incluir o futsal na Olimpíada. “É bom que a Fifa esteja do lado. Eles falaram que é interessante que o futsal esteja na Olimpíada. É ruim essa coisa de “mandei, não respondeu, acabou”.
Eleito o melhor jogador do mundo em 2004, 2006, 2011 e 2012, Falcão tentará contato com Gianni Infantino, presidente da Fifa, para reforçar a campanha do futsal na Olimpíada. Os dois devem se encontrar na final da Copa do Mundo, entre Brasil e Argentina, às 12h (de Brasília), na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão.
Espero que a gente possa continuar cutucando. O Mundial acaba domingo, daqui cinco dias quem estava junto não está mais, e aí passa batido.
Falcão, em entrevista à CazéTV
Brasil é a principal potência no futsal
O Brasil é a nação de maior tradição no futsal e será candidato ao ouro caso o esporte se torne olímpico. Das nove edições do Mundial, o país conquistou cinco: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.
Espanha (2000 e 2004), Argentina (2016) e Portugal (2021) completam o ranking de campeões.
Carreira de Falcão
Falcão é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 401 gols em 258 jogos. Em 25 anos de carreira, o ala encantou os fãs de futsal com seu repertório de dribles e lances de efeito.
O craque começou a carreira no Corinthians, passou pelo Atlético e jogou por muitos anos no Jaraguá Futsal, melhor clube do mundo em 2008 e 2010. Também defendeu São Paulo, Banespa, Santos, Intelli/Orlândia e Magnus Futsal.
A principal estrela do futsal brasileiro chegou a jogar futebol no campo, com passagens por Portuguesa, Palmeiras e São Paulo. Por este último clube, disputou seis partidas e integrou o elenco campeão da Copa Libertadores de 2005.