04/10/2024
06:30

Candidatos à Prefeitura de Governador Valadares discutem propostas em debate na Inter TV; veja como foi

Candidatos à Prefeitura de Governador Valadares discutem propostas em debate na Inter TV; veja como foi

Coronel Sandro, Léo Monteiro e Renato do Samaritano, debateram sobre temas como saúde, agricultura familiar, meio ambiente, pessoas em situação de rua e outros. Íntegra do debate da Inter TV com candidatos à Prefeitura de Governador Valadares
A Inter TV dos Vales realizou na noite desta quinta-feira (3), o debate com os candidatos à Prefeitura de Governador Valadares. Participaram Coronel Sandro, do PL, Léo Monteiro, do PT e Renato do Samaritano, do Republicanos. A mediadora do debate foi a jornalista Mara Pinheiro, apresentadora da TV Globo Minas.
Foram convidados os candidatos de partidos, coligações ou federações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, obedecendo as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por conta disso, Natal, do Mobiliza, não participou do debate.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre. Já no segundo e quarto blocos, as perguntas foram temas determinados por sorteio. Ainda no quarto bloco, os candidatos também tiveram tempo para as considerações finais.
Os tempos de pergunta e resposta foram os mesmos em todos os blocos: 30 segundos para fazer a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
Veja abaixo como foi a participação em cada um dos blocos:
Renato do Samaritano, Léo Monteiro e Coronel Sandro na Inter TV dos Vales
Fran Ribeiro/g1 Vales
1º bloco
Bloco 1 – Debate candidatos à Prefeitura de Governador Valadares
No primeiro bloco, os candidatos tiveram oportunidade de fazer perguntas de tema livre. Conforme sorteio prévio, Renato do Samaritano (Republicanos) foi o primeiro a perguntar e direcionou o questionamento ao candidato Coronel Sandro do PL. Renato fez questionamentos sobre uma empresa que Sandro seria sócio em Vitória (ES).
Na sequência, Léo Monteiro (PT) perguntou para Renato do Samaritano qual a proposta do candidato para a saúde de Governador Valadares. Em resposta, Renato disse que vai colocar como prioridade a reforma do Hospital Municipal, além de investir em treinamentos para equipes de saúde e reorganizar todo o sistema de saúde da cidade.
2º bloco
Bloco 2 – Debate candidatos à Prefeitura de Governador Valadares
O segundo bloco teve perguntas entre os candidatos com temas apontados em sorteio. O tema sorteado foi agricultura familiar, quem fez a primeira pergunta foi Coronel Sandro para Renato do Samaritano. O candidado questionou quais as propostas de Renato para o tema. O candidato citou programas que pretende dar continuidade e apresentou propostas.
Em seguida, quem perguntou foi Léo Monteiro sobre o tema sorteado, meio ambiente. O canditado direcionou a pergunta sobre saneamento básico em Valadares para Coronel Sandro. Sandro disse que vai discutir com a população qual o melhor caminho para a cidade lidar com problemas existentes nessa área.
3º bloco
Bloco 3 – Debate candidatos à Prefeitura de Governador Valadares
No terceiro bloco, de tema livre, Léo Monteiro questionou Coronel Sandro sobre pessoas envolvidas em corrupção que estariam trabalhando na campanha do candidato. Sandro rebateu dizendo que a campanha dele só trabalha com a verdade e disse que ele é o único na bancada que não responde a nenhum processo.
Na sequência, Renato voltou a perguntar para Coronel Sandro sobre a empresa em Vitória e sobre os sócios que ele teria no empreendimento. Em resposta, Sandro disse que ninguém pode chamá-lo de corrupto e acusou os dois candidatos de teriam processos.
LEIA TAMBÉM:
Acompanhe a cobertura completa das eleições no Leste e Nordeste de Minas
Jogo Eleitoral: participe do game do g1 e saiba o que pensam os candidatos a prefeito em relação a 10 propostas de Governador Valadares
Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador em 167 municípios da região.

4º bloco
Bloco 4 – Debate candidatos à Prefeitura de Governador Valadares
O quarto bloco teve novamente temas sorteados e o primeiro foi moradores em situação de rua. Quem perguntou foi Renato do Samaritado para Léo Monteiro. O questionamento foi sobre a proposta do candidato do PT para o tema.
Léo Monteiro falou sobre a importância do tema, e sobre o tratamento da questão como saúde pública. Disse que vai criar um programa municipal de moradia além de tratar da saúde da população de rua.
O segundo tema sorteado foi arborização. Coronel Sandro perguntou para Léo Monteiro quais os planos do candidato para o tema. Léo disse que pretende trabalhar a questão dos oitis na cidade e plantar mais árvores, diversificando e aumentanto o volume de árvores em Valadares.
Considerações finais
Cada candidato teve direito a 2 minutos para as considerações finais, e a ordem foi definida em sorteio realizado previamente.
Por ordem de sorteio, Coronel Sandro foi o primeiro a falar. O candidato do PL falou sobre mudanças e comentou propostas direcionadas para as mulheres, mães de crianças com espectro autista, moradores em situação de rua e saúde. (veja abaixo)
Debate Inter TV dos Vales – Veja as considerações finais de Coronel Sandro
Renato do Samaritano foi o segundo a fazer as considerações. Lamentou a morte de Cid Moreira e falou sobre o outubro rosa, campanha que alerta sobre o câncer de mama, doença em foco no Hospital Samaritado. O candidato também aproveitou para convocar a população para votar nele. (veja abaixo)
Debate Inter TV dos Vales – Veja as considerações finais de Renato do Samaritano
Para finalizar, Léo Monteiro agradeceu a oportunidade e lamentou que o debate não tenha sido mais produtivo, apontando discussões sobre fake news, entre os adversários como perda de tempo. Citou propostas de governo elaboradas por ele e o vice, doutor Luciano, para melhorar a vida dos valadarenses. (veja abaixo)
Debate Inter TV dos Vales – Veja as considerações finais de Léo Monteiro
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

Confira a matéria completa em: g1.globo.com