24/11/2024
09:27

Timóteo participa de seminário de preparação para enfrentamento do período sazonal das arboviroses

Timóteo participa de seminário de preparação para enfrentamento do período sazonal das arboviroses

TIMÓTEO – Como parte das ações de enfrentamento às arboviroses, o município de Timóteo aderiu a mais uma capacitação para prevenir e promover o combate as arboviroses, incluindo dengue, Chikungunya, Zika, Febre Amarela e Oropouche. Nesta terça e quarta (1º e 02), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão do II Seminário Macrorregional de Preparação do Período Sazonal das Arboviroses 2024/2025, que acontece no auditório do Centro Administrativo da cidade de Coronel Fabriciano. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde/Superintendência Regional de Saúde e abrange 35 municípios da região.

No primeiro dia, será tratado o eixo “Gestão, Comunicação, Vigilância e Controle Vetorial” com objetivo de levar informações do ponto de vista prático, sobre como os municípios devem proceder em relação a essas áreas. O evento tem como público-alvo gestores e profissionais dos ligados à vigilância, mobilização, assistência, laboratório e rede de vigilância hospitalar. O segundo dia, abordará o eixo “Manejo clínico e organização dos serviços de saúde”, com a finalidade de promover atualizações sobre manejo clínico das arboviroses. E terá como público-alvo médicos e enfermeiros, além de outros profissionais da assistência municipal à saúde.

No seminário, serão discutidas a atualização dos Planos de Contingências das ações de enfrentamento,  as estratégias para o controle vetorial no período sazonal, incluindo a aplicação do UBV (inseticida), ações da vigilância de casos e da vigilância laboratorial, bem como ações de comunicação e mobilização social. Também está sendo abordado o papel dos comitês municipais de enfrentamento das arboviroses. Em relação ao manejo clínico, serão tratados o cenário assistencial, impacto da organização dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde no desfecho das arboviroses, o cenário epidemiológico das doenças, o diagnóstico laboratorial e a vigilância laboratorial e o manejo clinico da Chikungunya, debgye e febre Oropouche.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br