Na última segunda-feira (30), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão da Justiça de São Paulo que condenava as cientistas Laura Marise e Ana Bonassa, do canal “Nunca Vi Um Cientista”, ao pagamento de indenização por danos morais por desmentir a ligação entre vermes e diabetes.
O processo foi movido por um nutricionista que alegou ter sido prejudicado após as pesquisadoras desmentirem, em vídeo, a falsa associação entre diabetes e vermes — um conceito usado para promover um “protocolo de desparasitação” que ele pretendia vender.
A dupla de cientistas contestou a teoria absurda que associa parasitas à diabetes, explicando que a doença está relacionada ao mau funcionamento do pâncreas e à produção de insulina, sem qualquer vínculo com vermes. A decisão de Toffoli foi celebrada como uma vitória inicial pela ciência, embora o processo ainda siga em tramitação.
O canal das cientistas se dedica a combater a desinformação científica, tarefa que, segundo elas, é desgastante devido à proliferação constante de conteúdos falsos. Além de rebater teorias como a ligação entre diabetes e vermes, elas abordam temas como vacinas e medicamentos genéricos.
A batalha judicial é mais uma entre tantas que as pesquisadoras enfrentam na luta por divulgar informações científicas corretas e educar o público sobre a importância de questionar soluções fáceis e sem embasamento.
Foto destaque: Reprodução/Nunca Vi Um Cientista