22/11/2024
15:13

Vem Aí, A ExpoMetal 2024!

Vem Aí, A ExpoMetal 2024!

LEGENDA: Nelson Freitas, ator e humorista “Riso é um Negócio Sério”.

Feira Metalmecânica do Vale do Aço começa na próxima Segunda-feira (7) trazendo grandes empresas de nível nacional para Ipatinga. A abertura terá palestra com ator e humorista Nelson Freitas (ex-rede globo).

A ExpoMetal, Feira Metalmecânica do Vale do Aço, chega a sua terceira edição recheada de eventos integrados. 24 estandes vão expor a diversidade de fornecedores industriais de empresas de São Paulo, Sorocaba, Itaúna, Betim, Contagem e outras regiões do estado. Entre 07 e 09 de outubro, no estacionamento do Centro Integrado SESI-SENAI-FIEMG, próximo ao Shopping do Vale do Aço (antigo Centro de Desenvolvimento Profissional-CDP da Usiminas, às margens da BR 381), os empresários, executivos e líderes poderão se atualizar no que há de mais recente em termos de tecnologias aplicadas e gestão.

Nelson Freitas

A abertura, no dia 07 de outubro, contará com a presença de autoridades, em ato solene. Em destaque, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, Vice-presidentes Industrial e de áreas vice-presidente de Áreas Primárias da Usiminas, Américo Ferreira Neto e Célio Assis, Fabrício Fernandes, Gerente Regional do Sebrae e a atração da noite, o ator e humorista, ex-Rede Globo, Nelson Freitas com a palestra “O Riso é um Negócio Sério”, a partir das 20h30 (aberta a comunidade-ingressos limitados no site Sympla.com.br).

Renato Gomes, vice-presidente do Sindimiva.

Com uma “Super Rodada de Negócios” (é assim que o evento integrado a feira de Negócios Expometal está sendo chamada) será, a ser realizada no dia 08(terça-feira), das 8h às 17h, aumenta a expectativa da edição 2024. 12 “Empresas-Âncoras” receberão representantes das indústrias do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico do Vale do Aço para apresentarem seus produtos e serviços para Usiminas, Kinross Mineração (Paracatu), Vale, Ternium (Rio de Janeiro), Cenibra, Aperam, Gerdau (Ouro Branco), Aegea (Governador Valadares), SMS Group (Belo Horizonte), Engeman(Rio e Espírito Santo), Avivar (São Sebastião do Oeste) e Andritz(Belo Horizonte). A partir das 17 horas, o Sebrae apresenta a palestra sobre “Os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Indústria”.

Outro evento com características próximas é o “Encontro de Negócios com as Usinas Sucroenergéticas do Triângulo Mineiro” que será realizado no dia 09(Quarta-feira). Representantes de 05 usinas, a Usina Uberaba (Uberaba), Coruripe (Iturama), Agropeu (Pompeu), CMAA(Uberlândia) e Dasa (Serra dos Aimorés) estarão presentes. Haverá uma apresentação das 07h30 às 09h30 com os dirigentes das empresas para demonstrar os “Desafios e oportunidades do setor surcroenergético”. A partir das 09h30, eles conversarão, individualmente, com os representantes das indústrias metalmecânicas, no modelo “Rodada de Negócios”. Na sequência,

Já, as 17 horas, é a vez do “Conexão Internacional”. Representantes do Consulado do Canadá e o representante da Câmara de Comércio Minas-Israel apresentarão as oportunidades de fornecimento de projetos em execução ou a serem executados nos respectivos países.

Sinpava – 35 anos

Alessandro Challub, Gerente Regional Vale do Aço Sebrae.

No dia 08, o Sindicato de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Vale do Aço – Sinpava, vai comemorar seus 35 anos em um evento com homenagens a fornecedores, consultores e empresários pioneiros do segmento. O presidente Antônio Eugênio receberá autoridades de entidades de nível nacional do segmento para celebrar uma trajetória de desafios e vitórias que transformaram a indústria de panificação do Vale do Aço como uma das mais relevantes do estado.

Conecta

No dia 09, um evento que está presente na agenda “business” do Vale do Aço é o “Conecta”. O seminário é uma iniciativa das empresas âncoras Aperam, ArcelorMittal Monlevade, Cenibra e Usiminas, juntamente com a FIEMG Regional Vale do Aço, com o objetivo de gerar um evento de impacto que contribua para o desenvolvimento regional, fortalecimento da cadeia produtiva, troca de conhecimento e aperfeiçoamento profissional. Trazendo sempre temas atuais, para aproximar as empresas da região das novas tendências. O Conecta 2024 trará o tema “Inovar para Sobreviver e Prosperar” e terá diversas palestras, dentre elas “Transformação Digital e Cultural: Estratégias para Enfrentar os Desafios do Presente e do Futuro”, com Wisley Pereira, especialista da Confederação Nacional das Indústrias, CNI. No dia 09 se integrará às atividades da ExpoMetal.

Box- O que é uma Rodada de Negócios?

Uma Rodada de Negócios é um evento que conta com a participação de representantes de várias empresas e de possíveis compradores, onde são feitas conexões que podem levar ao fechamento de contratos no mesmo dia ou posteriormente.

Os encontros têm o objetivo principal de oferecer oportunidades para novas parcerias e aproximar empresas e fornecedores. No local, se concentram vários representantes de corporações para a realização de reuniões rápidas, no mesmo dia, o que demoraria até meses para acontecer no ritmo normal.

Como uma rodada de negócios funciona?

O nome rodada não é à toa, já que os participantes se sentam em mesas dispostas em um salão, disponíveis para que os possíveis interessados passem e realizem a reunião que, em média, dura 15 minutos. Um telão próximo ou algum assistente mostra o tempo disponível para a reunião e, ao acabar o tempo, a reunião é encerrada e uma outra pessoa se senta à mesa.

Os eventos acabam sendo usados para a apresentação de novas possibilidades de parcerias de empresas do Polo Metalmecânico do Vale do Aço que possuem, sobretudo, expertise nos fornecimentos de equipamentos, peças e estruturas metálicas para os segmentos de Mineração e Siderurgia. O mais comum é que participem das rodadas dois tipos de corporação: empresas âncora e empresas ofertantes.

As empresas-âncora são as companhias de médio e grande porte, dos segmentos de serviços e da indústria, convidadas pelas empresas organizadoras que precisam de determinados produtos ou serviços.

Já as empresas ofertantes, são empresas do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e do Sindimiva/Fiemg – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço que, por sua vez, são as que estão em busca de desenvolver novos negócios ou captar novos clientes.

Com as rodadas, é possível entrar em contato com representantes de empresas, sobretudo da área de suprimentos que, em condições normais, o empresário talvez não conseguisse, diminuindo barreiras como a incompatibilidade de agendas ou a própria hierarquia da corporação.

Confira a matéria completa em: portaln.com.br