22/11/2024
06:32

Vasco e Corinthians repudiam decisão da CBF após pedido de Atlético e Flamengo

Vasco e Corinthians repudiam decisão da CBF após pedido de Atlético e Flamengo

Vasco e Corinthians repudiam decisão da CBF após pedido de Atlético e Flamengo (Taça da Copa do Brasil)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, nesse sábado (28/9), as datas e horários das semifinais da Copa do Brasil. A partida de volta sofreu alterações, conforme pedido de Atlético e Flamengo. De acordo com o comunicado, as alterações levaram em conta o calendário da Conmbeol e a data Fifa.

No entanto, a decisão não agradou a Vasco e Corinthians, os outros dois semifinalistas do torneio.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Pedrinho, presidente do Vasco, afirmou ter recebido contato da CBF para a alteração do jogo, mas que não concordou com a troca. Segundo ele, o “Vasco jogou em uma situação idêntica, tendo alguns jogadores retornando na madrugada do jogo contra o Athletco-PR”. Dessa forma, questionou a decisão da CBF.

“O adversário está sendo beneficiado, porque o Vasco jogou com jogadores que chegaram cansadados das suas viagens e servindo suas seleções. O adversário está sendo beneficiado e isso, para mim, é muito claro. Só falta o adversário escolher o árbitro para o jogo. A CBF perde totalmente a credibilidade tomando essa decisão. O Vasco não quer ser benificado, o Vasco quer justiça, e não está sendo justo. Hoje, o Atlético e o Flamengo estão sendo beneficiados por essa decisão.”

‘Inadmissível’

O Corinthians também manifestou seu descontentamento por meio de suas redes sociais. Em nota oficial assinada pelo presidente do clube, Augusto Melo, o time paulista repudiou a mudança e alegou que “tal decisão, além de ser uma afronta ao calendário previamente estabelecido, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um tudo.”

Além disso, afirmou que a decisão “unilateral” fere a credibilidade do futebol brasileiro e trata-se de um desrespeito com o clube. Também declarou ter se manifestado formalmente contra a alteração por meio de um ofício enviado à entidade.

“É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais, especialemente quando já foi amplamente divulgado que o Corinthians disputa simultaneamente três competições, e qualquer alteração gera sérios prejuízos ao nosso planejamento esportivo. O respeito ao cronograma pré-estipulado deveria ser uma prioridade da CBF, que, infelizmente, demonstra, mais uma vez, falta de compromisso com a equidade e a transparência.”

“O Corinthians não pode aceitar passivamente que mudanças sejam feitas para atender interesses individuais, colocando em risco a integridade da competição e o desempenho das equipes envolvidas”, finalizou.

Alterações e novas datas

Conforme informado pela CBF, os jogos de ida serão disputados na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro. O Vasco enfrenta o Atlético-MG, às 19h15 (de Brasília), na Arena MRV. Já o Flamengo, recebe o Corinthians, às 21h45, no Maracanã.

As partidas de volta serão no fim de semana dos dias 19 e 20 de outubro. O Vasco recebe o Atlético-MG, às 18h30, em São Januário, no dia 19, e o Flamengo visita o Corinthians, no dia seguinte, às 16h, na Neo Química Arena. Dessa forma, os jogos do Campeonato Brasileiro dos clubes envolvidos passam a ser nos dias 16 e 17 de outubro.

De acordo com nota emitida pela CBF, a decisão se deu “após ouvir os clubes envolvidos”, em razão do calendário da Conmebol, já que Corinthians e Atlético disputam Sul-Americana e Libertadores, respectivamente.

A CBF alegou ainda que a decisão visa “reproduzir a experiência anterior bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais da Copa do Brasil para o fim de semana, permitindo aos clubes participantes condições igualitárias, após a data Fifa do dia 15 de outubro, para que empreguem força máxima, utilizando e recuperando os atletas convocados para as suas seleções.”

A notícia Vasco e Corinthians repudiam decisão da CBF após pedido de Atlético e Flamengo foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br