Após conhecer o elenco e dois treinamentos na Toca da Raposa 2, Fernando Diniz fará a sua estreia como treinador do time, num compromisso decisivo para a sequência da temporada. Mas a tarefa foi facilitada pelo seu antecessor, Seabra, já que o clube conquistou um 2 a 0 na ida, no Paraguai.
Com isso, o Cruzeiro estará garantido na próxima fase – quando enfrentará o Lanús – com vitória, empate ou derrota por até um gol de diferença no Gigante da Pampulha. Revés por dois tentos leva a disputa para os pênaltis, como aconteceu diante do Boca Juniors, nas oitavas.
Time
Como há um comandante novo, a escalação inicial e a formação da equipe que irá a campo é uma incógnita, porém, devido ao pouco tempo de preparação, a tendência é que não haja grandes mudanças. Entre as dúvidas, está se o volante Walace será titular ou não.
Devido a uma amigdalite, o jogador perdeu atividades e ficou de fora dos últimos dois jogos, por isso, pode estar com uma forma física abaixo do ideal. A tendência é que o meio-campo seja composto por Romero e Matheusinho, com Pereira mais avançado.
Entre os 11 iniciais das últimas duas partidas, o argentino Lucas Villalba pode ser mantido na vaga. Já Barreal tem a chance de voltar a ser titular após três atuações de fora da equipe inicial.
Adversário
Também não são esperadas drásticas alterações no time do Libertad. Mas fato é que a delegação paraguaia chega a Belo Horizonte focada em vencer os donos da casa, que terão massiva presença da torcida, e se classificar.
Prova disso é que o técnico poupou a maioria dos titulares no final de semana, semelhante ao que fez o Cruzeiro – que empatou sem gols com o Cuiabá, vice-lanterna do Brasileirão –, mas conquistou um bom resultado. O Gumarelo venceu o Tacuary por 1 a 0.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro x Libertad
Motivo: volta das quartas de final da Copa Sul-Americana
Quando: quinta-feira, 26 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo (Lucas Villalba) e Marlon; Lucas Romero, Walace (Álvaro Barreal), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Provável Libertad: Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espinoza; Álvaro Campuzano (Alejandro Silva), Hernesto Caballero e Iván Franco; Rubén Lezcano, Óscar Cardozo e Gustavo Aguilar.
Técnico: Daniel Garneiro.
Arbitragem: Felipe González (CHI); José Retamal (CHI) e Juan Serrano (CHI). VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Transmissão: Paramount+