Comandado pelo técnico Gabriel Milito, o Atlético aparece na lista das melhores equipes em vários fundamentos da fase de grupos da Libertadores.
A primeira fase da competição foi encerrada apenas no último sábado (8), quando o Grêmio, que tinha jogos atrasados em função da crise climática provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, empatou com o Estudiantes em 1 a 1, em duelo disputado em Coritiba.
Assim, foi possível analisar o desempenho geral das equipes. E o Atlético aparece entre os melhores em ao menos quatro itens.
O primeiro deles é o de aproveitamento geral. Com cinco vitórias e apenas uma derrota, o Galo terminou a primeira fase do torneio com a segunda melhor campanha, ficando atrás apenas do River Plate (cinco vitórias e um empate).
Em virtude disso, o Galo conta com a vantagem de fazer todos os jogos de volta dos mata-matas da competição em seu estádio, a Arena MRV. A final é disputada em jogo único, marcado pela Conmebol para Buenos Aires.
Já no quesito gols marcados, o Atlético foi a melhor equipe da primeira fase, ao lado do Palmeiras, com 14 gols.
Em função da boa campanha, o Galo também aparece entre as equipes com melhor saldo de gols (8), ficando atrás apenas de Palmeiras e River (9).
Por fim, a equipe alvinegra também está no top 3 de equipes que menos precisam de finalizações para marcar um gol: em média, foram 6,5 tentativas para balançar as redes adversárias.
Os dados foram levantados pela plataforma sofascorebr, especializada em análise de desempenho esportivo. Confira abaixo o top 3 de cada um dos fundamentos.
Maiores aproveitamento
1º – River Plate 89%
2º – Atlético 83%
3º – Palmeiras 78%
Mais gols marcados
1º – Atlético e Palmeiras 14
3º – Bolivar 13
Maior saldo de gols
1º – Palmeiras e River Plate 9
3º – Atlético 8
Menos finalizações para marcar gol
1º – Palmeiras 6
2º – Atlético 6,5
3º – Peñarol 6,6